Sony: Importante medida anti-pirataria!

Já era de prever a situação. Há muito tempo que existia um esquema de partilha de contas entre utilizadores da Playstation Network de modo a suportar custos de aquisições entre vários interessados. Assim apenas um utilizador comprava o conteúdo na PSN Store e depois partilhava a sua conta com outros para que descarregassem o mesmo item nas suas consolas de forma gratuita, ou como infelizmente se sabe, mediante a cobrança de um valor específico. O item depois ficava disponibilizado na conta pessoal do utilizador nessa consola como se o tivesse comprado na PSN Store legitimamente.

O esquema já existia até mesmo para pré-reservas e DLC. No final, a única liberdade para este esquema residia no facto da PSN possibilitar o múltiplo registo em várias consolas… e a activação dos conteúdos em todas elas. A Sony tomou medidas e vai acabar com isso.

A partir de dia 18 de Novembro a Sony põe (finalmente) um ponto final no assunto. Segundo o Blog Oficial, a Sony Computer Entertainment está a preparar um update que inibe a activação de produtos de uma conta a apenas duas máquinas Playstation 3 ou PSP. Significa isso, que um produto comprado numa conta para uma consola só pode ser activado numa outra consola e não mais pode ser activado em mais nenhuma.

Mais do que isso, a Sony demonstra que sabe bem como este esquema está e quem participa nele já que no comunicado informa que em breve um site será disponibilizado para que os utilizadores possam activar ou desactivar consolas na sua lista pessoal. Significa isso que existe já um registo e que em breve será possível ver para uma conta, quantas consolas usam-na. Esta será, quanto a nós, uma oportunidade que a Sony dá dos prevaricadores poderem eliminar terceiros das suas contas.

Comentários

Comentários