Sony encerra Evolution Studios de Motorstorm e DriveClub

1296

Numa manobra surpreendente, a Sony Computer Entertainment anunciou que encerrou a produtora Evolution Studios, responsável pela série de sucesso Motorstorm e o mais recente e atribulado DriveClub e DriveClub Bikes. As justificações são quase sempre as mesmas…

A notícia foi avançada por diversos meios e posteriormente confirmada com um comunicado da própria Sony ao site GI.biz. No comunicado pode ler-se que “de modo a garantir que os recursos num horizonte competitivo possam criar e produzir projectos de qualidade, inovadores e viáveis comercialmente”, a Sony chegou à conclusão que estava na altura de fazer “mudanças na estrutura de estúdios Europeus”, acabando com a decisão de “fechar o Evolution Studio”. Logicamente, a Sony “arrisca-se a perder talento de alto calibre”, embora esteja a tentar colocar alguns membros da equipa em outros estúdios da editora.

A Evolution já estava ligada à SCE Worldwide Studios há mais de 10 anos, tento trabalhado em títulos de renome tão importantes com o World Rally Championship (WRC), a mítica série Motorstorm e o atribulado DriveClub que viu um lançamento tremido com erros e falhas de servidor mas que, recentemente, até demonstrou grandes capacidades.

Como sempre, são as “reorientações financeiras” a ditar o fim de estúdios. Já na semana passada vimos como a Microsoft encerrou a não menos lendária produtora interna Lionhead Studios. Embora saibamos que as mentes brilhantes por detrás destes estúdios irão sempre encontrar um rumo na sua carreira, nem que seja noutros estúdios, é sempre triste ouvir falar no fim de uma grande produtora.