Sony deverá permitir expansão de armazenamento da PS5 em breve

16
As duas edições da PS5

Uma das principais características da PlayStation 5 é a velocidade que a sua drive interna SSD do tipo M.2 proporciona. Quando foi anunciada e quando a vimos em pormenor, foi dito várias vezes que poderíamos adicionar um segundo M.2. Até agora, porém, não é possível.

É que o SSD M.2 actual pode ser muito rápido mas não é suficiente para os jogos que queiramos instalar. Apesar de ser anunciado como tendo 1 TB de capacidade, na verdade, só disponibiliza pouco mais de 667 GB reais para jogos. Considerando que temos alguns jogos a ocupar mais de 100 GB, torna-se claramente escasso ao fim de um punhado de títulos instalados. É possível usar unidades externas, sim, mas apenas para jogos PS4.

No chassis da consola, facilmente acedido removendo uma das tampas laterais, lá está o espaço dedicado a um segundo SSD M.2 PCIe 4.0. Alguns chegaram mesmo a adquirir uma dessas unidades para lá instalar mas… nada acontece se o fizerem. É que a Sony nunca desbloqueou esta funcionalidade no firmware da consola e o novo SSD não é detectado.

Contudo, segundo o site Bloomberg, esta situação deverá alterar-se no próximo Verão. Ao que parece, finalmente a Sony deverá disponibilizar esta baía de expansão com uma actualização de firmware. Ainda não é claro qual será a capacidade máxima desta expansão mas é bem possível que suporte várias dimensões, possivelmente acima de 1 TB.

Infelizmente, não temos qualquer tipo de confirmação se o firmware será mesmo actualizado no próximo Verão. Contudo, é óbvio que a Sony não quer perder muito mais tempo para disponibilizar este firmware e esta capacidade de expansão à consola. O que estará a atrasar o processo? Talvez uma futura parceria com uma fabricante de SSDs para criar uma unidade de expansão “certificada”? Vamos aguardar.

Recordamos que estas drives possuem diferentes interfaces (B Key, M Key) e diferentes dimensões. Na dúvida, aguardem pela confirmação da Sony quanto ao tipo de SSD M.2 que seja inteiramente compatível. É que a consola possui uma controladora especial de armazenamento e pode ser que a drive que adquirem não funcione correctamente.