
Numa atitude de retaliação algo mesquinha, o site oficial do jogo S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl foi bloqueado no território da Federação Russa. Não é que faça grande diferença mas…
É que a produção da GSC Games World já tinha dito que não tencionava sequer vender o jogo naquele país. Originalmente sediada em Kiev, Ucrânia, a GSC viu-se obrigada a mover uma parte da sua equipa para fora do país, depois de ver a produção do jogo parada por causa da invasão da Rússia.
Desde então, tem-se manifestado abertamente contra a invasão e pedindo ajuda com donativos para quem defende a Ucrânia. Também visto como um acto de “patriotismo”, alterou o título do jogo para reflectir a dicção Ucraniana da cidade de “Chornobyl”. O seu mais recente acto foi também de fechar qualquer representação sua na Rússia.
The Russian Federation has declared war on Ukraine.
The future is unknown, but we are sure of our Armed Forces and country.
We ask all: do not stand aside and help those in need.Support the Armed Forces of Ukraine:
UA843000010000000047330992708 pic.twitter.com/XoEFDtgKiW— GSC Game World (@GSC_GW) February 24, 2022
Tudo isto parece ter despoletado a ira de um elemento na cúpula de poder Russo. De acordo com a agência noticiosa Ria Novosti, a Procuradoria Geral da Federação Russa decidiu restringir o acesso ao site oficial de S.T.A.L.K.E.R. 2 em território Russo. Embora não sejam dados motivos do bloqueio, não deverá mais que uma mera medida de retaliação.
O alcance desta inibição não é muito profundo, assim como também não é algo surpreendente. Afinal a Federação Russa já censura diversos outros sites e redes sociais, especialmente os que não falem ou retratem favoravelmente a invasão da Ucrânia. É só mais uma pequena “pedra no charco” mas que já o começa a transbordar.