Site de S.T.A.L.K.E.R. 2 bloqueado na Rússia

29

Numa atitude de retaliação algo mesquinha, o site oficial do jogo S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl foi bloqueado no território da Federação Russa. Não é que faça grande diferença mas…

É que a produção da GSC Games World já tinha dito que não tencionava sequer vender o jogo naquele país. Originalmente sediada em Kiev, Ucrânia, a GSC viu-se obrigada a mover uma parte da sua equipa para fora do país, depois de ver a produção do jogo parada por causa da invasão da Rússia.

Desde então, tem-se manifestado abertamente contra a invasão e pedindo ajuda com donativos para quem defende a Ucrânia. Também visto como um acto de “patriotismo”, alterou o título do jogo para reflectir a dicção Ucraniana da cidade de “Chornobyl”. O seu mais recente acto foi também de fechar qualquer representação sua na Rússia.

Tudo isto parece ter despoletado a ira de um elemento na cúpula de poder Russo. De acordo com a agência noticiosa Ria Novosti, a Procuradoria Geral da Federação Russa decidiu restringir o acesso ao site oficial de S.T.A.L.K.E.R. 2 em território Russo. Embora não sejam dados motivos do bloqueio, não deverá mais que uma mera medida de retaliação.

O alcance desta inibição não é muito profundo, assim como também não é algo surpreendente. Afinal a Federação Russa já censura diversos outros sites e redes sociais, especialmente os que não falem ou retratem favoravelmente a invasão da Ucrânia. É só mais uma pequena “pedra no charco” mas que já o começa a transbordar.