Shigeru Miyamoto recebe prémio Príncipe das Astúrias

01G3186

O criador de algumas das personagens de videojogos mais famosas de todos os tempos, Shigeru Miyamoto, foi distinguido com o prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades.

Atribuído anualmente pela Fundação Príncipe das Astúrias, este galardão já distinguiu ilustres personalidades portuguesas como Mário Soares e António Damásio em áreas tão distintas como a Cooperação Internacional e a Investigação Científica e Técnica, respetivamente.

Considerado pelos seus pares como o “pai dos videojogos modernos” e apelidado de “O Spielberg dos Videojogos” pela revista Time, Shigeru Miyamoto é a força criativa por trás de titulos tão populares e intemporais como as séries Mario Bros., Donkey Kong e The Legend Of Zelda, mas também de obras recentes como Wii Fit, Nintendogs ou Wii Sports.

Atualmente, Shigeru Miyamoto é o director geral da Nintendo Entertainment, Analysis & Development, sedeada no Japão, criando jogos para as consolas Wii, Nintendo DS e Nintendo 3DS, sendo igualmente uma das principais forças criativas por detrás da Wii U, a consola que a Nintendo irá comercializar no final de 2012.

Após ter sido nomeado para receber o galardão, Shigeru Miyamoto comentou:

Estou muito grato por receber a mensagem de que fui distinguido com o prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. A criação de videojogos é um esforço de equipa o que me leva a sentir muito humilde por ter sido escolhido para este prestigiado prémio. Gostaria por isso de receber este galardão em nome de todos os meus amigos e colegas com quem tenho criado videojogos ao longo dos anos. Continuarei os meus esforços para que os videojogos possam continuar a levar diversão e alegria a pessoas de todas as gerações no mundo inteiro.

Comentários

Comentários