Shepard estará de volta a Mass Effect?

34

Um deslize da loja oficial do jogo levantou um autêntico tumulto entre os fãs de Mass Effect. Aparentemente, o icónico Cmdt. Shepard estaria de volta nesta que será uma sequela directa da trilogia.

Nota: Este artigo contém spoilers da história da trilogia original de Mass Effect, inclusive da recente Legendary Edition.

Se jogaram os três jogos originais (Mass Effect: Andromeda não conta para esta equação), já saberão que o Cmdt. Shepard pode morrer no final do terceiro jogo, em pelo menos dois dos três finais possíveis. No terceiro final, o canónico, por milésimos de segundo durante os créditos finais, é possível ver a armadura de Shepard a mexer-se, deixando no ar a possibilidade do icónico líder humano ter sobrevivido à destruição da arma Catalyst.

A possibilidade de Shepard ter sobrevivido ficou por momentos ainda mais comprovada no texto de um item na loja oficial do jogo. Na descrição do artigo, uma litografia da arte principal do próximo jogo, o texto dizia:

“A missão final de Shepard pode ter acabado com a ameaça dos Reapers, mas com um grande custo, incluindo a própria Terra. Enquanto Shepard e os sobreviventes apanham os pedaços, os fãs indagam sobre o que se seguirá”.

Obviamente, assim que o texto foi descoberto, a Bioware apressou-se a corrigir o deslize, apagando o texto em questão. Contudo, os fãs não perderam tempo a espalhar a palavra. Há imenso secretismo sobre a história desta sequela, pelo que esta simples mas concreta porção de texto gerou uma avalanche de discussões entre os fãs.

Contudo, o director do projecto Michael Gamble parou desde logo com a especulação. Gamble explicou numa mensagem nas redes sociais (em baixo) que o texto foi “escrito por pessoas que gerem a loja e que não conhecem o jogo”. O que nos parece francamente improvável e algo caricato se for mesmo verdade. O emoji “:)” deixa no ar uma possível ironia sobre o sucedido. O que levanta ainda mais dúvidas.

Ainda sem data de lançamento, o novo Mass Effect foi anunciado em Novembro de 2020 e, desde então, pouco se ouviu falar do quarto título da lendária série RPG Sci-Fi. Espera-se uma continuação da história, com o regresso de personagens conhecidas e, quem sabe se este foi mesmo um deslize fora de tempo, o lendário Comandante Jon Shepard.