Shenmue III desaponta também nas vendas

29

Ainda sem dados concretos oficiais, só podemos tomar o pulso de Shenmue III olhando para a opinião geral do jogo e para a reacção dos fãs. Depois de quase 20 anos à espera, os resultados de vendas do jogo até agora são igualmente desapontantes.

Não era de prever outra coisa. Na nossa análise, dissemos que Shenmue III tem “um conceito ultrapassado do que é um jogo deste calibre”, acrescentando que “falha em atender a expectativas tão elevadas [dos fãs e crítica]”. E esta nossa opinião foi espelhada noutras avaliações e comentários por aí.

O primeiro indicador de fraco interesse, vem mesmo do seu país de origem, o Japão. Talvez não tivesse sido o melhor timing, com o lançamento de um novo Pokémon na mesma semana. Ainda assim, vender menos de 18000 unidades no seu país é francamente baixo. Segundo o site Gematsu foram vendidas 17,857 unidades na semana de lançamento (só totalizando PS4), um número francamente baixo, considerando as expectativas e o entusiasmo geral no financiamento por crowdfunding de mais 70000 “backers”.

Se compararmos nessas vendas semanais com o líder da semana, 382,540 (totalizando acima de um 1 milhão e 700 mil totais só no Japão) de unidades vendidas para o novo Pokémon Sword & Shield era um pouco complicado combater. Mas, a concorrência não justifica tudo.

Noutros lados, o jogo também não bateu nenhum recorde, longe, muito longe disso. No Top do Reino Unido (via VG247), o jogo ficou-se por um humilde 17º lugar no ranking, metade do valor registado das remasterizações dos originais Shenmue I e II, o que não deixa de ser perfeitamente irónico.

Por vezes pode acontecer que as vendas não reflectem a opinião geral da crítica. Há jogos por aí que mereceram más avaliações de sites e revistas, mas que depois os fãs recebem de forma positiva. Contudo, não parece ser este o caso nesta situação, com críticas cerradas dos fãs e a tradução em poucas vendas. Algo que, provavelmente, irá ditar mais um hiato enorme na produção de outra sequela. Se é que Yu Suzuki ainda consiga fazer um Shenmue IV ou V, esticando tanto a história e… a paciência dos fãs.

Se quiserem comprovar as críticas negativas ou, por outro lado dar uma chance a esta sequela de dois grandes clássicos, Shenmue III está disponível para PlayStation e PC via Epic Games Store.