Servidores tremem mas não falham no lançamento de Baldur’s Gate III

Baldurs-Gate-3-Mind-Flayer

Apesar do jogo estar há muito tempo em Acesso Antecipado no Steam, ontem foi finalmente lançada a sua versão final. Apesar da enorme afluência, os servidores de Baldur’s Gate III aguentaram.

De acordo com o site SteamDB, nas primeiras horas de lançamento, o jogo atingiu mais de 427 mil jogadores, subindo imediatamente para o segundo lugar dos jogos mais jogados no Steam. Não está nem perto dos maiores sucessos deste ano mas… dêem-lhe tempo.

Como em qualquer jogo popular recém-lançado, tendo o jogo uma componente de ligação online, especialmente para jogar cooperativamente, seria de esperar que os servidores vacilassem um pouco perante a carga adicional. Contudo, quem começou a jogar, notou logo uma fluidez assinalável nas ligações online em jogo cooperativo. O que foi bastante positivo.

Por outro lado, embora menos frequente, também seria de esperar que o próprio Steam sofresse com a grande afluência de milhares de jogadores a descarregar mais de 120GB ao mesmo tempo. Na hora do lançamento, deu-se um pico assinalável de 146.3 Tb por segundo nos downloads nesta plataforma. De facto, isto causou alguns problemas momentâneos que provocaram quebras e desaceleração nas velocidades de download mas nada permanente, normalizando pouco depois.

Só para terem uma ideia, o jogo anterior mais popular no seu lançamento foi Cyberpunk 2077 e o tráfego nessa altura foi sensivelmente três vezes menor. Para esta actividade tão alta, contribuiu o facto de não haver pré-carregamento do jogo e de todas as versões, inclusive a nossa que iremos usar na nossa análise, foram lançadas em simultâneo.

Todo o hype em torno deste lançamento está, pelos vistos, a dar resultados. Desde cenas impróprias com ursos a “dor de cotovelo alheia”, Baldur’s Gate III é capaz de ser o maior sucesso deste Verão… pelo menos no PC. À hora desta notícia, o jogo está agora no topo dos 100 jogos mais vendidos no Steam, continua ainda em terceiro lugar nos mais jogados.

Então, onde está a nossa análise? Como dissemos acima, a nossa cópia de análise só foi disponibilizada à mesma hora que todo o mundo teve acesso ao jogo. O que significa que não tivemos hipótese de o jogar antes do lançamento, atrasando a nossa análise um pouco. De qualquer forma, podem ler o que achámos no Acesso Antecipado.

Baldur’s Gate III já está disponível no PC e chega no dia 6 de Setembro à PlayStation 5 e, até ver, à Xbox Series X|S ainda neste ano.

Comentários

Comentários