Servidores de LittleBigPlanet 3 encerrados “indefinidamente”

littlebigplanet-3-screen-05-ps4-us-06jun14

Em Janeiro deste ano, os servidores de LittleBigPlanet 3 foram colocados offline “temporariamente” depois de descoberto um problema técnico. Afinal, estes servidores não vão mais ser ligados novamente.

Diz a produção responsável, a Media Molecule, que estes servidores, que eram usados para partilhar conteúdo criado pelos utilizadores na PlayStation 4, ficarão desligados permanentemente. Todo o conteúdo gerado na consola ficará lá alojado mas já não será possível partilhar ou aceder a este conteúdo online e todas as demais funcionalidades offline permanecerão intactas. Considerando que muito do que fez a série LBP é mesmo a partilha de criações, é um ponto final numa parte muitissimo importante da experiência.

Por outro lado, é preciso considerar que desaparece assim mais de 16 anos de conteúdo gerado pelos jogadores, sem qualquer tipo de backup ou local alternativo para aceder ao mesmo. São milhões de níveis, alguns deles tão populares e que se perdem (aparentemente) para sempre. Seria de esperar que, algures no tempo, a SIE ou a MM acabariam por remover o acesso ao conteúdo mas seria de esperar, pelo menos, um repositório alternativo, mesmo que não fosse mais possível partilhar novo conteúdo. Pelo anúncio acima, parece que a situação pode ainda ser revertida, já que se fala em indisponibilidade “indefinida” e não permanente. Mas, sentem-se a esperar.

Lançado em 2014 pela Sumo Digital, numa altura em que a Media Molecule assumiu um papel de suporte para a franquia, partindo para outros projectos, Little Big Planet 3 foi recebido com algum entusiasmo, repetindo a fórmula de sempre com poucas novidades. Contudo, muito rapidamente ficou claro que a era de “ouro” de Sackboy tinha passado, confirmando o seu estatuto de “mascote” com a sua própria aventura. Não parecem haver movimentações para um novo Little Big Planet. Pelo menos, não tão cedo. Depois de Dreams ter sido descontinuado e uma vez que a própria MM está a passar um mau bocado, o futuro destas franquias anteriormente tão promissoras é uma incógnita.

Comentários

Comentários