Será Galaxy in Turmoil o Battlefront que sempre quisemos?

star-wars-galaxy-in-turmoil-x-wing

A produtora Russa Frontwire Studios vai mesmo lançar o seu jogo, baseado no código de Star Wars Battlefront 3, projecto da Free Radical cancelado pela LucasArts. Chama-se Galaxy in Turmoil e para fugir aos advogados da Disney, será inteiramente gratuito no Steam.

Segundo o comunicado da produção, o jogo acaba de receber autorização da Valve para ser distribuído como “Free-to-Play” na plataforma Steam para PC. Apesar de correr o risco de surgir uma providência cautelar, a produção está confiante que a luz verde da Valve será suficiente para dispersar preocupações.

“Depois de conversações entre representantes da Valve e eu”, diz no comunicado o presidente do estúdio Tony Romanelli, “a Valve/Steam concordou em distribuir Galaxy in Turmoil para os seus milhões de utilizadores de forma gratuita”.

Este acordo parece validar a legitimidade do jogo, sendo lançado sem fins lucrativos. Também o nome foi alterado, omitindo o título Star Wars, contornando as protecções de conteúdo e direitos de autor da série Star Wars, detidos pela Disney. Mesmo assim, é bem possível que o jogo seja removido da distribuição, caso a gigante mundial decida que o título viola os seus direitos.

A ser desenvolvido pela Free Radical, Star Wars Battlefront 3 de 2008 era a continuação directa da série de enorme sucesso. Infelizmente, o projecto acabou cancelado pela LucasArts bem próximo dos últimos estágios de desenvolvimento, ao que tudo indica, por motivos financeiros. Durante alguns meses, diversas imagens e vídeos da última build surgiram online, mostrando um jogo parcialmente completo e despertando interesse geral.

Em Janeiro deste ano, a Frontwire decidiu pegar na build, entretanto tornada pública e iniciar o projecto de a modernizar e refinar usado o motor gráfico Unreal 4. Apesar do título modificado, aparentemente, todos os modelos e personagens, assim como sons e mesmo a banda-sonora serão as originais, num jogo classificado como “feito por fãs” e sem fins lucrativos.

Estamos muito curiosos para ver o que sai deste projecto e se sobrevive às protecções da Disney. Ainda não há data de lançamento no Steam, mas fiquem atentos que a página do jogo deverá estar disponível em breve. Recordamos que Star Wars Battlefront de 2015 é o jogo oficial, produzido pela DICE e distribuído pela Electronic Arts.

Comentários

Comentários