Será este o aspecto de um possível Arma 4?

EnfusionARMA4 (1)

Há anos que a Bohemia Interactive tem vindo a explorar o seu motor gráfico proprietário até à exaustão em Arma III ou Day Z. Finalmente, parece que está a criar algo novo, potencialmente para anunciar um possível ARMA 4.

O novo Enfusion Engine vem substituir o velhinho Real Virtuality, cuja quarta geração equipa os jogos mais recentes da produtora Checa. Embora muito robusto nas suas várias gerações, há alguns anos que atingiu o limite das suas capacidades, especialmente em termos de optimização com o hardware mais recente.

No novo site do motor gráfico, ficámos a conhecer as novas capacidades de renderização e de criação possíveis com o novo Enfusion. Embora não seja mencionado um quarto capítulo a frase a reter é que o novo motor gráfico foi concebido para construir “qualquer potencial novo jogo Arma”. O que diz tudo o que queremos saber.

O novo motor foi construído a pensar na optimização, não só do hardware dos actuais PCs, mas também a pensar nas consolas PlayStation e Xbox. Também possui um interface mais simples e acessível para produtores, permitindo mesmo usar programas open source com o Blender para criação de objectos e cenários. Boas notícias também para os modders, já que beneficiarão de uma integração directa de mods nos jogos, ao invés de recorrerem ao actual Workshop do Steam.

Muitas promessas, portanto. Recordamos que o Real Virtuality é usado desde 1995, sofrendo várias actualizações, expansões e melhorias. Arma III, o jogo mais recente criado com este motor de jogo foi lançado em 2013, tendo sido várias vezes actualizado, mas nunca realmente melhorado para os níveis de um jogo moderno. Isso não o impediu de receber dezenas de DLC e expansões ao longo destes anos mas, de facto, já estava na altura de uma remodelação.

Comentários

Comentários