Saibam o Preço e Requisitos do HTC Vive com o Steam VR

htc_vive_price_release_date_steamvr

Finalmente chegam mais informações importantes para o HTC Vive, o hardware que irá correr o Steam VR da Valve. Não só já temos uma ideia de preços (e quão competitivos são com a concorrência) como também já temos uma ideia dos requisitos mínimos para os computadores que irão usar este hardware.

Começando com a parte menos simpática, que é a factura, saibam que o conjunto que inclui o HTC Vive, dois sensores e dois comandos para controlar o sistema Steam VR terá um custo de $799 Dólares (Cerca de 725€). São mais $100 Dólares que o rival Oculus Rift e ainda não equacionados custos de envio e o PC que falamos mais em baixo.

O custo elevado acima da concorrência directa, é justificado pelo conjunto em si, sobretudo os dois comandos proprietários que a Valve justifica serem essenciais para evitar enjoos. Se a factura não vos assustar, já sabem que o sistema tem lançamento previsto para Abril, com as pré-encomendas a arrancarem no fim deste mês, 29 de Fevereiro.

Com estes preços, porém, fica a faltar o computador onde irão correr os jogos propriamente ditos. Tal como o seu rival directo, o Oculus Rift, os requisitos técnicos até são bastante acessíveis, com a Nvidia a ver a sua GTX 970 novamente em destaque. Mas há algumas diferenças.

  • Placa Gráfica: Nvidia GTX 970 / AMD R9 290 ou GTX 980 para portáteis
  • Processador: Intel i5-4590 ou equivalente AMD
  • Memória RAM: Pelo menos 4GB
  • Entradas e saídas: Porta HDMI 1.4 (ou Display Port 1.2) e uma porta USB 2.0
  • Sistema Operativo: Windows 7 SP1 64 bit ou superior

As principais diferenças vão para a menor necessidade de RAM (8 GB para o Rift) e menos uma porta USB (com protocolo 2.0 para o Vive e duas portas USB 3.0 para o Rift). No entanto, é necessário um protocolo HDMI mais moderno (1.4 no Vive em comparação com o 1.3 no Rift).

Será que o vosso PC aguenta? Como já tínhamos mencionado, há uma ferramenta no Steam para testarem os vosso recursos de modo a conseguirem perceber se o vosso PC tem o que é preciso para correr o Valve Steam VR. Mas, a pergunta mantém-se: estamos nós preparados a todos os níveis para a Realidade Virtual?

Comentários

Comentários