[Actualizado] Roubada informação confidencial da plataforma Twitch

twitch

[Actualização] Conforme tínhamos dito em baixo, numa estranha atitude, a própria direcção da plataforma Twitch não se tinha ainda pronunciado sobre o alegado roubo de informação. Entretanto, já há uma reacção oficial.

Basicamente, é confirmada a fuga de informação, enquanto que as equipas internas estão a averiguar o que se passou e confirmar a extensão do sucedido. São prometidas actualizações nas próximas horas, assim que informação adicional esteja disponível.

[Notícia Original] À hora desta notícia, só mesmo o pirata informático se pronunciou sobre o sucedido. Parece que a plataforma de streaming Twitch terá sido atacada e muita da sua informação confidencial terá sido roubada e partilhada online.

Desde o seu código fonte até às suas ferramentas de segurança, passando por informação de produtos, inclusive uma pretensa loja da Amazon para competir com o Steam e até os montantes pagos a streamers, muita informação interna e confidencial foi publicada online por várias contas obscuras nas redes sociais.

Embora não partilhemos os links (pelos motivos óbvios) a informação está facilmente acessível a todos, sem filtros, contendo muitos dados sensíveis. A informação que já foi partilhada tem um tamanho de 125GB e, diz quem a publicou, é só a “primeira parte” do que alegadamente foi roubado.

Entretanto, o site The Verge já se adiantou a confirmar que esta informação é, de facto, legítima. Contudo ainda não foi emitida uma reacção oficial da plataforma, nem sequer relativa a alguma possível exposição destes dados confidenciais. É, no mínimo, uma atitude estranha perante a dimensão da fuga de informação.

Ironicamente, o próprio hacker responsável pelos eventuais ataques foi às redes sociais justificar o roubo como uma atitude “paladina” de “permitir mais disrupção e competição” no mercado do streaming. Regra geral, depois de um furto de informação, se o roubo é partilhado online é porque a empresa visada simplesmente se recusou a pagar algum montante. É partilhada uma parte com ameaça de mais partilhas futuras se não for pago algum montante. Neste caso, pode muito bem ter sido isso mesmo que aconteceu.

Embora aparentemente não tenha sido roubada informação pessoal ou dados pessoais de utilizadores da plataforma, mesmo assim, é recomendado que mudem a vossa password do Twitch e, se ainda não o fizeram, é recomendado que activem a autenticação de dois passos.

Comentários

Comentários