Resumo do State of Play de Gran Turismo 7

72

Ontem à noite, só faltou o cheiro a gasolina e a borracha queimada. Gran Turismo 7 foi detalhado no último State of Play em toda a sua glória. Listamos aqui os principais destaques.

Com cerca de 30 minutos de programa, tivemos um verdadeiro vislumbre do jogo, devidamente capturados na PlayStation 5. Muito foi mostrado e seria exaustivo listar todos os detalhes que vimos. Como veteranos da série, só podemos dizer que GT7 promete viver à altura do seu legado. Todos os ingredientes estão lá, agradando a quem gosta de competir, quem gosta de mecânica, quem não pára até coleccionar tudo ou até quem simplesmente aprecia fotografia.

Entre os destaques, temos o curioso modo Music Rally. Este modo promete ser uma nova abordagem à condução de uma forma mais melódica. Trata-se de um modo inspirado nas arcadas, em que a música é usada para atingir checkpoints em contra-relógio.

Quanto ao tema do coleccionismo, comprar carros será agora um acto bem mais completo, podendo adquirir automóveis e equipá-los a rigor, usando os créditos de jogo. O mapa do mundo age como um mundo temático de GT7 e tudo funciona como um ecossistema, interligado pelos próprios automóveis. Passem pelo stand, comprem um carro, parem pela garagem para o personalizar e depois… um café.

Esse Café, já agora, é um lounge para relaxar, cujo menu são os automóveis. Esta é uma zona de actividades para completar colecções e progredir na carreira do jogo. Os menus permitem passar por tarefas seleccionadas para ganhar carros específicos.

Claro que para conduzir, precisam garantir que o sabem fazer. Está de regresso o lendário centro de licenças, com os seus vários desafios de condução para tirar certificação para participar nas provas do jogo. A licença B é a mais acessível, mas cada novo nível também irá exigir mais dos pilotos.

Como os protagonistas são os carros, a mecânica e a personalização têm o seu devido espaço, com garagens e lojas de tuning em jogo. Aqui poderão personalizar a mecânica e o aspecto dos veículos, com milhares de peças disponíveis e adequadas a cada bólide. Alguns veículos possuem vários níveis de upgrades e só num nível mais alto poderão competir em algumas provas.

Notem que algumas áreas e actividades serão desbloqueadas progressivamente, doseando a experiência para os pilotos. Comprar um carro novo, por exemplo, só é possível depois de desbloquear a Brand Central, através de uma vitória numa prova específica. Parece, de facto, um pouco confuso mas a organização no mapa e os vários guias ajudarão especialmente os recém-chegados a não se perderem.

Gran Turismo 7 será lançado a 4 de Março de 2022 para a PlayStation 4 e PlayStation 5.