Resumo do ano 2011

1424

2011 foi um ano em grande nos mundo dos video jogos, vimos a Nintendo 3DS a chegar ao mercado nacional, a Sony revelou a sua nova consola portátil, saíram mais expansões do Sims e ainda tivemos tempo para jogar grandes sequelas como também apanhar algumas desilusões…
Como foi um excelente ano nós decidimos fazer um resumo das melhores e mais marcantes notícias de cada mês.

Janeiro

O início do ano ficou marcado pela Playstation 3 ter sido finalmente crackada. Foram necessários cerca de 5 anos, desde o seu lançamento, para alguém descobrir como podia ser “alterada”. A equipa fail0verflow alegou ter descoberto a chave privada da consola, o que daria total controlo da PS3. Dias depois a Sony colocou um processo judicial sobre a equipa, mas este processo trouxe muitas dores de cabeça à Sony, como poderão ver mais à frente.

Ainda em Janeiro, Sony revela algumas informações sobre a sua nova portátil. Na altura com o nome de código NGP, (acrónimo de Next Generation Portable Gaming), todas as excelentes características apresentadas fariam da NGP a melhor consola portátil do mercado e isso deixou alguns fãs cépticos.

No fim do mês, conhecemos Andreas Vilela, um jovem programador que desenvolveu uma réplica do clássico Duck Hunt para Windows Phone 7, tornando-se no segundo jogo mais popular da Microsoft Marketplace.

Fevereiro

– Em Fevereiro surgem os primeiros detalhes do remake de Halo para a Xbox 360 tal como a sua data de lançamento.
– A Bethesda mostra as primeiras imagens de Skyrim, sem sonhar que o seu jogo se iria tornar o melhor do ano.
– WASD visita os estúdios da Vectrlab, para conhecer toda a equipa e a produção de Deus Ex Machinima.

Março

Foi em Março que deparámos com a primeira surpresa – Bulletstorm, um First Person Shooter visceral, cheio de humor com uma mecânica inovadora. Recebeu 8 valores na nossa análise.
– Duke Nukem Forever é novamente adiado, desta vez apenas por um mês com um vídeo onde a própria produtora brincava com o adiamento.
– A Nintendo 3DS fica finalmente disponível nas prateleiras nacionais e coloca literalmente a tecnologia 3D no nosso bolso.
– Crysis 2 chega e impressiona, o motor CryEngine refinado deixa-nos os olhos em bico depois de andarmos aos tiros pela cidade de Nova Iorque, recriada com imenso detalhe, foi sem dúvida uma grande sequela.
– O melhor programa de televisão sobre videojogos aceita ser entrevistado pelo WASD e ficamos a conhecer não só todos os elementos da equipa como também o funcionamento do programa Insert Coin.

Abril

– A grande nipónica descontinua PSPgo no início de Abril, para se concentrar o máximo na sua nova portátil.
– O 9º Mortal Kombat sai para o mercado tentando voltar às raizes, e diga-se de passagem que é um excelente jogo de luta, uma  vez mais com o motor gráfico Unreal e com o novo sistema de ataque x-ray que fez as delícias de todos os fãs.
– O excelente humor de GlaDOS regressa com alguns amigos novos e Portal 2 torna-se o melhor jogo de PC de 2011, imperdível!
– O fim de Abril fica marcado pelo ataque à Playstation Network, depois da Sony ganhar o processo judicial contra os fail0verflow e GeoHot, não imaginaria que a sua PSN seria alvo de um mega ataque de Hackers fazendo com a que a loja virtual ficasse offline mais de um mês. Foram milhares de dados roubados e muitos outros milhares de prejuízo para a Sony.

Maio

Em Maio, sai L.A. Noire e coloca as expressões faciais num nível altíssimo, nenhuma produtora investiu tanto para ter um resultado tão impressionante como o que podem ver em L.A. Noire.
– Ubisoft, cria a “Ubisoft Motion Pictures” a sua nova divisão para adaptar os seus jogos em filmes e programas televisivos.
Meses mais tarde anuncia que Raving Rabbids terão o seu programa televisivo na Nickelodeon.

Junho

– Duke Nukem Forever sai finalmente após 10 de anos em jejum, mas Duke não é o mesmo, e o jogo torna-se uma desilusão… a nossa desilusão do ano.
– O jogo de estratégia Under Siege, fica disponível na Playstation Network após alguns adiamentos e torna-se o primeiro jogo português para a Playstation 3, criado pela produtora Seed-Studios.
– Sony cria um novo domínio com o nome Vita, rumores surgem de imediato em como seria o nome da nova portátil.
– Bethesda lança o primeiro vídeo de gameplay de Skyrim e deixa os fãs boquiabertos com o excelente aspecto e todas as melhorias ao motor gráfico de Fallout 3.
– Durante a E3, Myamoto revela em primeira mão os detalhes da nova consola Wii U e Kojima anuncia que Metal Gear irá receber um tratamento HD, actualmente agendado para Fevereiro de 2012.

Julho

– Zelda: Ocarina of Time 3D torna-se o primeiro jogo da Nintendo 3DS a passar a barreira de 1 milhão de vendas.
– É anunciado mais um projecto da Ubisoft Motion Pictures, desta vez Assassins Creed Embers uma curta metragem animada onde Ezio já não é o jovem que conhecemos.
– Limbo, salta da Xbox LIVE para a Playstation Network e torna-se, no fim do ano, no jogo com mais downloads da PSN.

Agosto

No mês de Agosto chega o tão esperado Deus Ex: Human Revolution e ninguém esperava a qualidade tremenda do jogo. Servindo de prequela ao primeiro título, Human Revolution consegue estar à altura do original. Recomendado a todos os que gostam de first person shooters. Sem dúvida a surpresa do ano!
– Após Wii U, Nintendo anuncia a Wii redesenhada, ficando agora na horizontal e abandonando a retro compatibilidade com os jogos da GameCube.
– Dois grandes exclusivos vêem a luz do dia, Resistance 3 e Gears of War 3 que coloca um ponto final na história desta excelente trilogia e vende mais de 3 milhões de cópias na primeira semana.
– Bodycount surge num mês de excelentes shooters com a Codemasters como editora, mas o jogo não é tão bombástico como anunciado e esperemos que a Codemasters se mantenha naquilo que realmente faz de melhor – jogos de corrida.

Setembro

Setembro não foi propriamente um mês de novidades, mas surgiram os primeiros detalhes de Syndicate e acaba por tornar-se num dos jogos mais esperados para 2012.

Outubro

Outubro foi um mês de grandes surpresas e novidades, começámos por lançar o nosso novo design, que por sinal foi muito bem recebido pelos nossos leitores e aproveitamos já para agradecer todo o vosso apoio, entretanto preparem-se porque em 2012 haverá imensas novidades no WASD!

Vamos considerar que Outubro foi o mês dos jogos de dança. Dance Central 2, Dance Star Party, Just Dance 3,e Black Eyed Peas Experience foram todos os jogos de dança que ficaram disponíveis para tornarem na vossa sala de estar uma autêntica pista de dança.
– Under Siege entra na competição, com mais de 500 candidatos, ao primeiro prémio de 55 mil dólares na 14ª edição dos Independent Games Festival que terá lugar em San Francisco, Março de 2012.
– Nintendo anuncia derrapagem de 660 milhões nas suas economias, nunca antes acontecido na grande nipónica.
– Batman volta a salvar Gotham City em mais uma excelente sequela.
– Durante a Blizzcon a Blizzard mostra novos vídeos do tão esperado Diablo 3 e anuncia a nova expansão de World of Warcraft intitulado de Mists of Pandaria.
– ID Software lança Rage e é outra grande surpresa pela mãos da produtora conhecida com o “pai” dos first person shooters.
– Ainda no mesmo mês sai grandes jogos com o Forza 4 e Dead Island, este último também uma agradável surpresa para quem gosta de aniquilar zombies.
– Rockstar celebra o décimo aniversário de Grand Theft Auto 3 e coloca o jogo, literalmente, nos nossos bolsos com a versão mobile para iOS e Android.
– Tivemos acesso à versão Beta de Diablo 3 e ficámos deliciados com o que vimos, sem dúvida o mais esperado de 2012, podem ler a antevisão do jogo aqui.
– O grande rival de Call of Duty fica disponível e coloca Modern Warfare a um canto, claro, estamos a falar de Battlefield 3.

– Outubro ficou marcado com o falecimento de Steve Jobs, o fundador da Apple e 4 dias depois o falecimento de Dennis Ritchie o criador da linguagem C. Sem ele não havia grande parte do mundo dos computadores.

Novembro

– Nintendo 3DS recebe novas cores como rosa e branco, juntando-se às já disponíveis azul e vermelho.
– Saints Row 3 fica disponível e apesar de ser considerado um clone de Grand Theft Auto torna-se um excelente jogo cheio de humor e non-sense.
– Microsoft actualiza o interface da Xbox 360, para se adequar ao novo design do Windows Phone 7 e Windows 8.
– Surge o rumor sobre Metal Gear Solid 5, pouco ou nada se sabe, mas já estamos todos a sofrer por antecipação.
– Link volta a enfrentar os seus inimigos em busca da princesa Zelda em Skyward Sword, considerado o melhor jogo para a Wii.
– Sai Halo Combat Evolved Anniversary e ficamos novamente apaixonados pela história de Master Chief contra os Convenant.
– O WASD é convidado para a apresentação de Modern Warfare 3 e escapa a um atentado onde não faltou sequer os comandos portugueses, vejam tudo aqui.
– Nova aventura de Nathan Drake é um sucesso e vende 1.1 milhões de cópias na primeira semana. Podem ler a análise de Uncharted 3 aqui.
– Surge os primeiros rumores de GTA5 e um trailer que o WASD dissecou para descobrir todos os detalhes do novo título já agendado para 2012.
– O WASD inaugura a nova secção de jogos independentes e entrevista o criador de The Bridge, Ty Taylor.

Dezembro

Em Dezembro, colocámos finalmente as nossas mãos na PS Vita e ficámos estupefactos com a consola, realmente uma NGP.
Fomos até à maior Lan Party do país na Fil onde contou com mais de 1000 participantes durante 3 dias.
– São anunciados 2 novos Command and Conquer, um disponível para browsers e mobile e outro com o motor gráfico de Battlefield, o Frostbyte 2. São eles Tiberium Alliances e Generals 2, respectivamente.
Skyrim é considerado o jogo do ano pelo Video Game Awards 2011.
– É durante os VGA 2011 que a Naughty Dog, produtora de Uncharted, anuncia o seu novo jogo, The Last of Us.

 

Concluímos assim o nosso resumo do ano e prevemos que 2012 seja igual ou ainda melhor com grandes jogos e grandes notícias.
Vemo-nos em 2012, um Bom ano para todos os nossos leitores, amigos e parceiros.