Reportada fuga de informação de jogos da Valve

Valve

Aquela que está a ser considerada como a maior fuga de informação de sempre na Valve aconteceu nestes dias. Uma importante parte dos seus jogos foram expostos com o seu código base divulgado online.

Os jogos afectados são Portal, Counter Strike: Source, Day of Defeat: Source, Half Life 2: Episode I, Half Life 2: Episode II, Half Life 2 – Multiplayer e Team Fortress 2. Os ficheiros divulgados são todos os repositórios de 2016 para estes títulos, contendo todos os itens publicados ou em produção para estes jogos.

Quem o fez foi um anónimo que assina como “WandererLeaker“. Não dá para perceber muito bem as suas motivações mas, numa mensagem de Discord onde inicialmente a informação foi divulgada (e que não iremos partilhar pelos motivos óbvios). Quando quis lançar esta fuga anteriormente, diz “WandererLeaker” “foi sempre ameaçado”. Agora, como alega não ter “ligações legais” com os ficheiros que diz ter desde 2016, disse que “já não queria saber” e publicou-os.

Segundo alguns analistas, pelo formato dos ficheiros contidos nesta fuga, em repositórios com os “assets” dos jogos, nota-se que esta pessoa teria acesso ao código fonte, talvez por pertencer à Valve ou a um parceiro. Dos gigabytes de informação, há mapas inéditos, modos de jogo, personagens descartadas, com a comunidade focada principalmente em Team Fortress 2, só esse jogo tem 61GB de informação para consultar.

Nestes próximos dias, esta fuga dará que falar com os jogadores em busca de pérolas ou de itens escondidos. É difícil que se encontre algo substancialmente interessante, como um possível Half Life 3 escondido nos planos de 2016. Contudo, os modders e criadores de conteúdo receberam um manancial de itens para vasculhar. E é claro que os hackers também estão de olho.

Até à hora deste artigo, a Valve ainda não se pronunciou. É óbvio que haverão acções judiciais para remover o conteúdo da Internet e perseguir quem o usar indevidamente. Mas, já sabem o chavão que tanto gostamos de repetir: “A Internet não esquece”. Especialmente porque os fãs estão ansiosos por novidades dos jogos desta empresa, claramente mais virada para outras actividades que não sejam criar jogos.

Comentários

Comentários