Remedy readquire direitos sobre Alan Wake

88

Alguma novidade, possivelmente só depois de Control ser lançado.

A mítica série de thriller psicológico Alan Wake, é ainda hoje tida como uma franquia de culto da autoria da Remedy Entertainment. Acontece que, a dada altura, a Microsoft adquiriu os direitos da série, tornando os jogos exclusivos da sua plataforma. Até agora.

A série Alan Wake começou com o primeiro título a ser anunciado na E3 de 2005, tendo sido tornado num exclusivo para a Xbox 360 no ano seguinte. Os direitos de publicação continuaram nas mãos da Microsoft nos anos seguintes, com o lançamento do spin-off Alan Wake’s American Nightmare, igualmente exclusivo da plataforma do X verde.

Eventualmente a exclusividade “caiu” em 2010 com o seu lançamento no PC e em 2012 chegou mesmo ao Steam. Entretanto, a Remedy sempre foi demonstrando aqui e ali um claro interesse numa sequela (Alan Wake 2) que nunca chegou a ver a luz do dia, talvez porque a Microsoft já andasse a pensar num tal Quantum Break, outro título da mesma produtora, neste caso exclusivo da Xbox One.

Finalmente, nestes dias a Remedy readquiriu os direitos de publicação desta série à Microsoft, na esteira da sua confiança renovada com a boa recepção de Control. É óbvio que, para já, a empresa não estará já a pensar numa continuação propriamente. Contudo, é bem possível que esteja nos planos levar o seu Thriller às consolas PlayStation 4 ou Nintendo Switch.

Algo que os jogadores destas plataformas até poderão gostar… mas o que queríamos mesmo era o tal Alan Wake 2. Talvez em breve.