Red Dead Redemption 2 lançado no PC com problemas

28

Um jogo com a envergadura de Red Dead Redemption 2 a estrear numa nova plataforma gera sempre algumas complicações. Ainda por cima, este foi o primeiro a ser lançado em simultâneo no Rockstar Games Launcher e na Epic Games Store.

Já no passado a Rockstar Games contou com lançamentos tremidos, especialmente no PC. Só que este jogo não é propriamente novo. Trata-se de um port de um título lançado nas consolas há mais de um ano, tempo suficiente para limar arestas e testar tudo para esta versão. Infelizmente, não parece ter sido isso que aconteceu.

O jogo desbloqueou ontem para quem o pré-comprou ou decidir comprá-lo no dia de lançamento. Ao fim de algumas horas, porém, muitos foram os que inundaram os fóruns da Rockstar e as redes sociais com reclamações. Uns indicavam que o jogo “crashava” para o ambiente de trabalho, outros queixavam-se que o jogo nem sequer arrancava.

Os problemas parecem comuns ao modo de história e a Red Dead Online, não parecendo haver um padrão distinto para causá-los. Entre muitas outras dicas de despiste, a produção pede para actualizar os drivers da vossa placa gráfica, verificar que não há nenhuma actualização pendente da Epic Games Store ou do Rockstar Games Launcher e outras dicas que normalmente não são dadas, como confirmar se não é o próprio programa anti-vírus que tenham instalado a bloquear o programa.

Se estiverem no lote dos que não conseguem jogar, na página de suporte da Rockstar podem pesquisar as muitas opções para despistar os problemas desta versão PC. Notem que há soluções que passam por programar excepções em anti-vírus, correr programas com opções de administrador ou apagar pastas e ficheiros específicos, algo que devem fazer com cuidado para não corromper nada.

Seja como for, estamos curiosos para ver como é Red Dead Redemption 2 no PC. Infelizmente, até à data, só conseguimos ver imagens partilhadas online por quem já por lá anda. Até agora, quem conseguiu jogar está realmente deslumbrado. Na nossa análise nas consolas, dissemos que é “uma autêntica obra-prima” da Rockstar. E esta versão, se funcionar, há-de ser a melhor versão do jogo… eventualmente.