Razer OSVR é o periférico VR mais barato do mercado

razer-announces-osvr-hacker-dev-kit-3d-printable-vr-headset-10

Numa altura em que a “febre” pelos dispositivos VR está ao rubro, ficámos a saber que o Razer OSVR não vai ter aqueles preços proibitivos que temos ouvido de outros periféricos. O dispositivo de Realidade Virtual da marca das cobras verdes até está bastante acessível.

Foi durante a CES 2015, um evento anual que junta as maiores fabricantes de hardware, que a Razer mostrou que está empenhada em pegar numa boa parte do mercado de Realidade Virtual. Afinal de contas, estamos a falar do líder de acessórios para gaming e faz todo o sentido que tenham entrado neste segmento tão apetecível.

Entretanto, com os restantes anúncios das outras marcas e dado que esses periféricos da concorrência evoluíram bastante a nível tecnológico, a Razer teve também de actualizar as características e capacidades do OSVR. Contudo, o preço, um dos factores menos positivos desta nova tecnologia, é uma agradável surpresa.

A ideia principal por detrás da iniciativa Open Source Virtual Reality, ou OSVR abreviando a sigla, vem do interesse da Razer em criar uma plataforma de Realidade Virtual mais acessível, não só para utilizadores e produtores de jogos, como também fabricantes de hardware. Actualmente, a iniciativa já conta com mais 50 empresas participantes e uma centena de apoiantes. E até já foi revelada a lista dos primeiros jogos que serão compatíveis com o Razer OSVR.

Com a corrida da Realidade Virtual a todo o vapor, a Razer actualizou também o seu protótipo, igualando várias especificações da concorrência ao nível técnico, nomeadamente, a resolução máxima e performance dos Oculus Rift e HTC Vive da Valve. A ideia será equivaler as exigências dos produtores para terem um hardware com capacidades iguais, independentemente da plataforma em causa. O próximo modelo, o HDK 2 (Hacker Development Kit), conta com dois ecrãs OLED de baixa persistência a 90Hz e com uma resolução total de 2160×1200 a 90 FPS anunciados. As lentes foram especialmente desenvolvidas para imagens mais vibrantes e mais definidas.

Porém, existe o tal pormenor que faz toda a diferença. Enquanto que os modelos concorrentes directos possuem custos acima de 600 euros (alguns mais do dobro), os kits completos OSVR de retalho custarão “apenas” 399 dólares (aproximadamente 355€) e serão lançados já durante o mês de Julho. Notem que, a este valor, devem acrescentar custos adicionais de transporte e taxas locais. Mesmo assim, a diferença de preço poderá ditar a vossa preferência quando tiverem de pagar a factura.

E querem saber o que ainda é mais curioso no que toca a gastar dinheiro? É que é possível construir o vosso próprio OSVR se tiverem uma impressora 3D. Podem descarregar de forma gratuita os esquemas de construção no site oficial e, por apenas 200$ (cerca de 180€), podem comprar o kit de desenvolvimento que já inclui os circuitos, ecrãs e lentes. Depois, imprimem o dispositivo no conforto do lar, montam-no e, se tudo correr bem, terão um OSVR por uma fracção do preço.

Claro que a impressora 3D é, já de si, uma peça dispendiosa. Mas, notem que no caso de serem precisas peças e acessórios, haverá uma maior facilidade em obtê-las de terceiros, ao invés de ter de encomendar do fabricante… se este disponibilizá-las, claro. Além disso, a personalização de cores, aspecto ou formato, torna-se assim ilimitada, podendo imprimir um dispositivo ao nosso gosto, mantendo o hardware OSVR.

Comentários

Comentários