Quest of Dungeons chega hoje à Nintendo Wii U e 3DS

pc-mac-02

Quest of Dungeons, analisado por nós na versão PC, chega hoje às consolas Nintendo 3DS e Wii U, tornando-se assim o primeiro jogo português a chegar às consolas da Nintendo. Um orgulho nacional da responsabilidade da produtora portuguesa Upfall Studios 

Este indie já angariou fãs por todo o mundo. Só a versão Steam (que engloba Mac, PC e Linux) conta com um total de 3789 dias jogados, o que equivale a sensivelmente 10 anos de jogo. Isto sem contar com as estatísticas da versão Android, iOS e Xbox One. As versões para as consolas Nintendo serão também um sucesso, estamos certos.

Não se deixem enganar pela sua aparente simplicidade. Quest of Dungeons, esconde muito por trás dos seu grafismo de recordar os jogos de 16-bits. Este RPG “rogue-like” é um jogo de exploração por turnos de masmorras que consegue agarrar-nos pela sua simplicidade mas também pela sua dificuldade. Tudo é criado aleatoriamente e nenhum nível será igual de cada vez que começarem uma sessão.

O jogo conta-nos que um poderoso e maléfico Senhor das Trevas roubou toda a luz e nossa missão é derrotá-lo e reaver a dita luz. Para tal, podemos escolher uma das quatro classes Guerreiro, Feiticeiro, Assassino e Xamã, havendo uma quinta classe secreta… mas não queremos estragar a surpresa.

Em conversa com o criador David Amador, soubemos que o desenvolvimento demorou cerca de um ano, a contar do momento em que contactou a Nintendo com a sua proposta. Contudo, demorou cerca de 9 meses para construir o jogo em ambas as consolas Nintendo, sensivelmente tanto quanto demorou a levá-lo até à Xbox One.

As versões 3DS e Wii U são idênticas às restantes plataformas, mas tirando proveito das funcionalidades de cada uma. No caso da versão 3DS, segundo o David, o jogo precisou de algumas optimizações, mas nada foi removido. O facto de existiram dois ecrãs, deu a possibilidade de ter o inventário e/ou o mapa no ecrã inferior para fácil acesso. No caso da Wii U, há também opção off-screen, para poderem jogar livremente sem ocupar a vossa televisão.  

O jogo conta ainda com a funcionalidade Street Pass para transportar o fantasma da nossa personagem para outras consolas. Nesta funcionalidade, caso sejam derrotados por outro jogador, este fica com o conteúdo do nosso inventário no momento da nossa morte.

Interrogado sobre uma possível continuação deste título de sucesso, David Amador não tem ideias de lançar uma sequela. Quer voltar a este universo que criou e adora, mas neste momento precisa de um intervalo. Contudo, ficámos a saber que já há algumas ideias no ar para um outro futuro projecto.

Quest of Dungeons estará disponível hoje, dia 29 de Setembro, para a Nintendo 3DS e Nintendo Wii U na eShop a partir das 14h00 com um custo de 8,99€ e com sistema de Cross-Buy, ao adquirem uma das versões numa consola terão direito a descarregá-la gratuitamente na outra.

Comentários

Comentários