Querem saber quem vendeu mais na Steam Summer Sale deste ano?

monstersale2015

A ferramenta Steam Spy criada por Sergey Galyonkin, permite visionar os dados de vendas e propriedade dos videojogos da plataforma Steam. Basicamente, permite-nos saber as vendas em bruto desta plataforma. Claro que queríamos matar a curiosidade para saber quanto a Valve e os produtores facturaram com os seus jogos em promoção na Steam Summer Sale de 2015.

A campanha terminou no Domingo dia 21 de Junho e teve muitos e bons descontos. Pelo preço de um único jogo numa loja, é possível comprar, por vezes, três, quatro ou mais jogos. Teve descontos até 90% em jogos e DLC, tanto em jogos AAA como em títulos Indie, passando por DLC e até algumas aplicações.

O grande vencedor desta campanha foi Total War: Attila com mais de 14 milhões de unidades vendidas. O jogo de estratégia em tempo real (RTS) teve um aumento de cerca de 157% de vendas com uma breve promoção de 30% de desconto, com quase 38.000 novos compradores. Curiosamente o jogo que aparece em quinto lugar é outro Total War (neste caso Total War: Rome II). Uma demonstração que os RTS estão de boa saúde e recomendam-se

Logo a seguir veio Ark: Survival Evolved. O jogo independente facturou mais de 10 milhões de dólares nos dias da promoção. O jogo apenas teve 17% de desconto e ainda está nos primórdios da sua concepção no Early Access, mesmo assim, muita gente aproveitou para o jogar, oferecendo um grande encaixe financeiro (tirando a comissão da Valve, claro) para dar continuidade ao desenvolvimento do jogo.

O maior vendedor desta campanha em termos de unidades, foi mesmo um jogo interno da Valve: Counter-Strike: Global Offensive com mais de 826.000 unidades vendidas. Não obteve o maior lucro (mesmo assim, impressionantes 6 milhões de dólares), mas é um marco importante de vendas, num jogo já com algum tempo. Tem agora mais de 14 milhões de compradores (entre jogadores activos e inactivos).

De notar que em quarto lugar está The Witcher III: Wild Hunt. Apesar da CD Projekt RED possuir uma plataforma própria de vendas, a GOG.com, no Steam obteve uns interessantes 5 milhões em vendas, só nesta campanha de descontos. O jogo apenas teve 10% de desconto durante a campanha, mas foi o suficiente para angariar mais 94.000 novos jogadores.

Podem consultar a tabela completa aqui no site oficial do Steam Spy. Vejam como, no final, os Indies beneficiam bastante destes saldos. Quando perguntarem porque é que a Valve não faz jogos novos, vejam só o lucro que obtém de jogos antigos, já para não falar das comissões que ganham de jogos de terceiros.

Comentários

Comentários