Quantum Break dá título de piratas a alguns jogadores

pirate_quantum_break1-600×408

Pode ser visto como uma piada, mas é um assunto sérios. Desde os tempos de Alan Wake que a Remedy tem uma fórmula curiosa para tratar os jogos ilegítimos: Coloca uma pala de pirata no olho do protagonista. O mesmo está a acontecer com Quantum Break, mas não da forma desejada.

Para quem não sabe, no PC o jogo Quantum Break usa um sistema de encriptação chamado Denuvo que tem causado grandes problemas piratas informáticos. Assim, que se saiba, o jogo ainda não foi sequer pirateado, graças a esta forte ferramenta de protecção. No entanto, a detecção de cópia pirata no código do jogo já possuem uma espécie de “contra-medida” no caso dos jogadores terem um jogo ilegítimo, que é a tal celebre pala de pirata no olho do protagonista como teve Alan Wake.

Só que há uma questão a ponderar nestas medidas. A infame loja online do Windows 10 continua a dar problemas as milhares de utilizadores. Para os que a loja ainda funciona, há instabilidade ou até cortes na ligação. Devido ao sistema de protecção e lógica de instalação de programas do Windows 10, Quantum Break só pode ser instalado como uma App comprada e activada nessa Windows Store. Ora, se por acaso a loja estiver inacessível ou fizermos “logout” da mesma, o jogo, por qualquer motivo, assume que esta é uma cópia pirata.

A situação surpreendeu uma boa quantidade de utilizadores que ao carregarem o seu jogo no PC viram o protagonista Jack Joyce com uma pala no olho direito, em que nem falta a famosa caveira pirata. Prontamente vieram online e partilharam as imagens nas redes sociais a falar da descoberta, uns a tratarem o assunto como um “easter egg”, outros até a criarem pedidos de ajuda nos fóruns da Remedy, com receio de um mal entendido.

A Remedy já fez saber que é uma situação “normal” e que basta reiniciar o jogo para remover a decoração. Sobretudo para quem faz streaming ou pretende capturar vídeo ou imagens, é uma situação, no mínimo, caricata. Apesar de não afectar a jogabilidade nem criar restrições, esta medida de protecção certamente será aprimorada e a situação corrigida em breve.

Comentários

Comentários