Quantic Dream vai passar a produzir jogos multi-plataforma

heavy-rain-1260106446-jpg

A produtora de grandes sucessos exclusivos da PlayStation 4, como Heavy Rain ou o mais recente Detroit: Become Human, anunciou que passará a produzir jogos para outras plataformas. A Quantic Dream quebra assim uma exclusividade de 12 anos.

A produtora Francesa ganhou notoriedade com o seu segundo jogo, Fahrenheit, lançado então para a PS2, Xbox, PC e outras plataformas. Por essa altura, entrou em acordo com a Sony PlayStation para produzir uma aventura gráfica exclusiva, que viria mais tarde a ser apresentada como Heavy Rain. O título foi muito bem recebido, dado o seu grafismo polido, diálogos fortes e enredo intrincado com vários desenlaces, tornando cada passagem pelo jogo uma experiência quase única.

Contudo, nem sempre a Quantic reuniu consenso em torno das suas produções. O jogo seguinte, Beyond: Two Souls não foi tão bem recebido pela crítica e também não teve a mesma popularidade. Apesar de ter um leque de actores invejável a dar a cara e a voz, a história mostrou-se confusa e sem grandes destaques. Só mesmo com Detroit: Become Human é que a produtora atingiu o verdadeiro sucesso.

Nestas produções, a produtora desenvolveu e aperfeiçoou também diversas tecnologias de ponta, inclusive de captura de movimentos em parceria com a Britânica Vicon. Dada a ênfase das suas histórias nas emoções humanas, expressões faciais e a credibilidade das mesmas tornaram-se modelos a seguir na indústria. O que elevou esta produtora a um reconhecimento ainda maior.

Assim, 12 anos depois, a produtora de David Cage, Philippe Limantour e Guillaume de Fondaumière volta a ser uma produtora de jogos multi-plataforma, levando todo esse know-how para outras paragens.

Falando com o site VentureBeat, Fondaumière explica que vão, obviamente, continuar a trabalhar com a PlayStation. Apenas querem levar os seus jogos a uma maior audiência. O seu próximo título está já a ser trabalhado com esta premissa. “Aprendemos muito trabalhando com a PlayStation”, disse o co-fundador, “agora queremos levar essa aprendizagem a outras plataformas”.

Nesta nova aposta, a Quantic Dream está a agora a expandir-se. A empresa Chinesa de investimento online Netease, anunciou a aquisição de uma parte do capital da Quantic, com o objectivo de tornar a empresa Parisiense numa companhia global. O crescimento dos seus objectivos, levou a produtora a procurar mais mão-de-obra para atingir os 300 empregados nos próximos meses.

De notar que esta empresa Chinesa também já tinha feito investimentos neste mercado, entrando para accionista da Blizzard e financiando a Bungie no seu novo rumo, “divorciada” da Activision. Já no passado olhámos com alguma apreensão para estes investimentos de empresas pouco ligadas ao mundo dos videojogos. Vejamos se será positivo para esta indústria.

Comentários

Comentários