Quadro de pontuação revisto em Battlefield 2042

battlefield-2042-keyart

Parte dos planos da DICE para Battlefield 2042, visa repor algumas funcionalidades clássicas desta série. O quadro de pontuação foi algo muito pedido pelos fãs e veteranos. Não é perfeito, mas é um passo.

Agora que a produção está mesmo a ouvir o feedback da comunidade, prepara-se para fazer alterações no jogo, algumas tão profundas como nas lógicas e modos de jogo. O quadro de pontuações está finalmente de volta na actualização lançada esta manhã nas várias plataformas. Entre várias alterações, agora temos o número de vezes que os jogadores morrem em jogo, algo omitido no lançamento.

A decisão original da DICE terá a ver com um conceito divisor. Dizem alguns “entendidos” que, se os jogadores se focarem no rácio de mortes (Kill/Death Ratio ou KDR), torna a jogabilidade “tóxica” ou negativamente viciante. É discutível. Há anos que os quadros de pontuação em vários jogos de acção apresentam o KDR em algum formato e não é por isso que se tornam mais viciantes ou “tóxicos”. É mais uma teoria que, pelos vistos, foi deitada por terra.

O novo quadro de pontuação estreado hoje mostra agora a pontuação actual, as “kills”, as mortes, as assistências, os revives e as capturas de objectivos. O painel do lado esquerdo apresenta ainda um resumo da sessão, algo que já existia, mas foi mudado do lado direito para o esquerdo. tirando isto, honestamente, parece um esforço muito comedido.

As alterações não são assim muito profundas, faltando ainda a divisão dos jogadores por esquadrões e outros detalhes para voltar a ter uma leitura mais em linha com a própria série. Por outro lado, este quadro não é automaticamente apresentado no fim da sessão, ainda obrigando os jogadores a consultá-lo manualmente. O que derrota um pouco a sua utilidade.

Além deste quadro a actualização 3.3 traz consigo uma série de melhorias e alterações de balanceamento ao jogo. Como compensação pelo atraso da primeira temporada de conteúdo, quem tem a versão Gold ou Ultimate, comprou o passe de época à parte ou subscreve o EA Play Pro, recebe também hoje um pacote cosmético Steadfast Exclusive Legendary Bundle.

Quanto a essa primeira época de conteúdo para Battlefield 2042, que promete novos mapas, novo equipamento, novos modos de jogo e outros itens, ainda vai demorar. Segundo a DICE, só lá para o Verão deste ano é que deverá arrancar. O que denota uma certa lentidão nesta revisita.

Uma vez mais dizemos que, por mais empenho que a produção demonstre, a massa de jogadores que serviu de base no seu arranque, já partiu do jogo. Também temos de considerar que, depois de tantas promessas, fazer actualizações destas, tão pouco profundas, não devem atrair muitos jogadores de volta.

Comentários

Comentários