PS4 apresenta “Red Line of Death”

2353

Além do já resolvido defeito na ligação HDMI e das “Blinking Blue Lights”, surgiu um novo problema na consola Playstation 4 que promete causar mais incómodos para quem os menos espera. Falamos da “Red Line of Death”. Reminiscente do “Red Ring of Death” da XBOX 360 que tanto deu que falar na passada geração de consolas, onde um grande número de unidades avariavam devido a problemas de sobreaquecimento e que levaram à própria extensão da garantia para 3 anos da parte da Microsoft.

Como o seu nome indica, é identificado por uma luz vermelha, no lugar da iluminação branca no topo da consola. Caso isso aconteça, é provável que o seu aparelho desligue imediatamente ou não ligue de imediato. Mas isto não é motivo para entrar em pânico, visto que não se trata da perda total do funcionamento do aparelho como no caso do “Red Ring of Death”. Com o sobreaquecimento da consola, apenas terá de esperar algum algum tempo para que a unidade possa arrefecer e voltar ao seu funcionamento normal.

Mas quem pretende aprofundar mais sobre o porquê deste sobreaquecimento da Playstation 4, deixo-vos aqui algumas fotos tiradas com sensores térmicos, da Planet Extech, que mostram que a consola atinge temperaturas preocupantes mesmo após pouco tempo de uso.

playstation-4-thermal

O valor, de facto, não seria tão preocupante se estivéssemos a falar apenas do processador da consola, visto que estes trabalham perto dos 75° Celsius (140º Fahrenheit). No entanto, as imagens indicam que a ventilação do sistema não é tão eficiente quanto deveria, e que essa deve ser a principal culpada da “Red Line of Death”.