Próximos jogos FIFA poderão ser renomeados

10

Depois da Konami ter encerrado a série PES introduzindo a nova série eFootball, a Electronic Arts poderá também alterar o título da sua franquia FIFA Football. Parece que até já há um possível novo nome.

Na semana passada, alguns sites revelaram que a EA estaria a projectar esta mudança, mas ainda nada de concreto tinha sido avançado. É relevante se FIFA realmente perder esse título, uma vez que desde que a franquia arrancou, foi sempre esse o seu título, sendo um jogo licenciado pela Federação Internacional de Futebol Associado, a verdadeira FIFA.

Acontece que recentemente, alguns curiosos descobriram que no início deste mês, a EA terá registado uma nova marca chamada de “EA Sports FC”, pelo menos em agências de patentes na Europa e no Reino Unido. Regra geral este registo de nomes é feito como uma “reserva” para garantir direitos de marca e outras questões legais.

Não é certo que seja este o novo nome da franquia mas parece um sério candidato. Pode muito bem ser uma nova aposta paralela, por exemplo algo “free to play” à semelhança de eFootball ou apenas um novo título mobile. Teremos de esperar para ver, claro. Ainda assim a coincidência entre o anúncio de intenção e o registo do título é de assinalar.

O que é garantido é que, seja lá qual for o futuro de FIFA, a franquia não deverá mudar de aspecto e oferta. A Electronic Arts já fez saber que, independentemente de como se chamará, todas as licenças actuais estão garantidas na sua série líder de futebol, assim como o seu vasto conteúdo.