Projecto Orion recebe primeiro upgrade

destaque-wasd-orion

Porque a plataforma está permanentemente a evoluir, queremos dar-vos a conhecer o trabalho em volta do nosso Projecto Orion. Desta feita, aproveitando o facto da máquina ter sofrido alterações significativas com o upgrade de software que fizemos para o Windows 10, adquirimos também o primeiro upgrade de Hardware.

Desde o início que sabíamos que a Nvidia GeForce GTX960, adquirida por nós, era uma placa gráfica que limitava o nosso projecto. Foi uma compra de recurso, uma vez que não tivemos qualquer apoio na sua aquisição. O objectivo inicial com o processamento gráfico do Orion passava por uma de duas hipóteses: Ou partíamos para um SLI (Dual ou Quad) adquirindo mais placas semelhantes à GTX960, ou apostávamos numa outra superior. Como nestas construções a “máquina ideal” fica, muitas vezes, condicionada às preferências de cada um, a Nvidia continua a dar-nos motivos para não optar por outra marca de GPU.

Entre a relação qualidade/preço dos GPUs da série GeForce 900, há saltos financeiros assinaláveis que no início do projecto nos impediram de optar por alguma das gráficas de topo da actualidade. Muitas das opções de topo prendem-se com velocidade e capacidade de memória, tendo o GPU a mesma arquitectura Maxwell de segunda geração. No que diz respeito ao aproveitamento dos videojogos, porém, só mesmo os mais recentes e mais exigentes vão querer a potência extra dessas gráficas de alta performance.

Agora que conseguimos os apoios necessários, adquirimos uma ASUS Nvidia GeForce STRIX-GTX980 (imagem acima). O objectivo futuro poderá passar pela aquisição de mais uma outra placa igual para efectuar Dual SLI e assim obter ainda mais capacidade de processamento. No entanto, até lá, estamos a observar performances superiores na ordem dos 30-40%, sobretudo em jogos mais exigentes. Já jogámos uma boa porção dos jogos do momento, com as definições no máximo, tirando proveito de performances a roçar os 60FPS a correr em resoluções de 1080p e mesmo superiores.

Com a chegada do já mencionado Windows 10 e com o seu DirectX 12, estamos confiantes que, tanto nesta placa como na segunda planeada, deveremos ter um aumento ainda mais significativo, assim que os jogos acompanhem as fantásticas capacidades do novo API.

Com este upgrade gráfico, estamos já a realizar os testes de Benchmark que tínhamos idealizado. Até agora, porém, a GTX960 comportou-se lindamente, mesmo com a sua limitação de 2GB de memória, não deixa de ser uma excelente opção “budget”. Ajudou-nos bastante neste projecto que, como sabem, apesar de alguns apoios importantes e significativos da Cooler Master, Kingston/HyperX, Intel, Microsoft e FraggerzStuff foi suportado em parte com investimento nosso.

Conheçam o projecto e acompanhem a montagem deste PC no seu site oficial.

Comentários

Comentários