Project xCloud expande-se para a Europa (menos Portugal)

93

Conforme sabemos, o futuro serviço de streaming de jogos da Microsoft, o Project xCloud está já em testes há algum tempo nos EUA. Contudo, a Microsoft vai estender estes testes a 11 países Europeus… menos Portugal, como já começa a ser costume.

A lista de países é a seguinte: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega e Suécia. Não foi só Portugal que ficou de fora, claramente, mas estas coisas passam-nos sempre ao lado, talvez porque o nosso mercado não seja assim tão relevante para empresas como a Microsoft.

O serviço passará a estar em vigor nestes países mediante inscrição, a partir de hoje. Para já, só é compatível com o sistema Android, usando uma aplicação dedicada para o efeito em dispositivos que suportem este sistema operativo (smartphones, tablets, etc). É de prever que estes testes sejam ampliados para ainda mais países em breve… talvez então se lembrem de nós.

Segundo o comunicado oficial, a Microsoft reconhece que, nestes dias de distância social, “os jogos são uma importante forma das pessoas se ligarem”. A empresa também reconhece que a carga adicional nas redes pode afectar o bom funcionamento do serviço, pelo que irá convidar inscritos de forma faseada. O que nos leva a crer que esta expansão de território até pode ser algo contraproducente nestes dias.

Os testes públicos do Project xCloud iniciaram-se no final do ano passado, tendo passado para testes internos na plataforma PC no mês passado. O serviço promete ser um dos maiores focos da próxima Xbox Series X, mas por agora, ainda não foi testada nas consolas.