Project Scorpio com novas promessas de capacidades

project-scorpio-chip

Tido como um projecto ambicioso mas com poucas provas substanciais de capacidades, a próxima consola Xbox, uma evolução da actual Xbox One mais conhecida por Project Scorpio, vais sendo descrita pela Microsoft aqui e ali. A mais recente promessa é igualmente ambiciosa.

Desde que foi anunciada na feira E3 2016, esta futura consola tem estado envolta em imenso mistério. Muitos chamam-lhe “vaporware”, porque, de facto, tudo não passa de “vapor” até vermos a consola física à venda. Até lá, ficam as promessa, como esta partilhada pelo site Windows Central.

De acordo com o site, a Project Scorpio terá um design semelhante à actual Xbox One S com a sua fonte de energia embutida no interior da consola, ao contrário de um transformador externo como a original Xbox One (e a Xbox 360). Isto é um dado curioso, uma vez que a Microsoft sempre defendeu a posição externa da fonte de energia para ajudar na ventilação da consola. Parece que a Xbox One S iniciou uma tendência que a coloca a par da concorrência em termos de opções de design e arquitectura interna.

O mesmo site reporta ainda que a consola irá suportar o codec HECV que permitirá criar capturas de vídeo na ordem dos 60FPS em 4K, recorrendo ao gravador interno. Actualmente, a mais poderosa consola do mercado, a PS4 Pro, consegue criar vídeos a 60FPS no formato Full HD (1080p) e a actuais Xbox One apenas conseguem atingir os 30FPS e estão limitadas à resolução 720p.

Apesar de impressionante, a capacidade de criar vídeos nestas resoluções está logicamente limitada à existência de jogos ou outros conteúdos que consigam tal performance. Mesmo apenas a reproduzir jogos, contam-se pelos dedos das mãos os jogos que nas consolas atingem os 60FPS em resoluções 4K.

Todos apontam para a feira E3 deste ano para a revelação da consola. A Project Scorpio já foi anunciada com uma das plataformas de lançamento do jogo Middle Earth: Shadow of War. O que nos dá a entender que, se calhar, a nova Xbox One chegará por essa altura ou numa data próxima.

Comentários

Comentários