Produção recua na adição de NFTs em S.T.A.L.K.E.R. 2

40

Tal como noticiámos ontem, a GSC Game World estava a preparar a adição de DLCs especiais com propriedade digital, ou NFTs em S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl. Como também noticiámos, os fãs não gostaram assim muito.

O clima de desconfiança em torno dos NFTs ainda é muito elevado. Na suposição que servem para dar “algo único” aos compradores, ao mesmo tempo que “ajudam os artistas”, muitos partem em loucuras de milhares de euros em artigos tecnicamente inúteis. Contudo, para a vasta maioria da opinião pública, os NFTs continuam a ser um embuste, uma forma simplista de ganhar dinheiro com algo sem real valor.

Depois do anúncio da GSC, os locais onde a informação foi divulgada, tal como aconteceu com o anúncio semelhante da Ubisoft, foram inundados de comentários depreciativos a criticar a produção. Uns simplesmente criticavam a decisão, outros chegaram mesmo a acusar a produção de querer ganhar dinheiro fácil com a ingenuidade da comunidade.

A GSC ouviu e, ao contrário da Ubi (até agora), recuou na sua decisão original. Segundo o comunicado (Acima), todos os planos para inserir NFTs no jogo foram cancelados. O intuito, segundo o mesmo comunicado é “colocar os fãs e jogadores em primeiro lugar”. O que, lendo bem, é quase uma admissão que, se calhar, inicialmente até nem estavam nesse “primeiro lugar”. Enfim.

Curiosamente, esta declaração surgiu depois de uma outra em que a produção se tentou justificar, dizendo que queriam “fazer NFTs corretamente”. Os planos passariam por vender nomes de objectos em jogo, além do que já estava anunciado. Esses detalhes, porém, só contribuíram ainda mais para a insatisfação geral.

É preciso ter em conta que, se um jogo passar a ser uma montra de um mercado paralelo, o seu estatuto pode mudar abruptamente. De jogo em venda aberta nas lojas convencionais, pode passar a ficar restrito nesse aspecto. Empresas como a Valve ou a Microsoft já manifestaram oposição a este tipo de produtos, por exemplo.

S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chernobyl será lançado a 28 de Abril do próximo ano. Será um exclusivo temporário para Xbox Series X|S e PC, sendo também lançado no Xbox Game Pass no mesmo dia.