Produção pede desculpa por The Lord of the Rings: Gollum

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Onde está a nossa análise a The Lord of the Rings: Gollum? Nem sabemos por onde começar a escrevê-la de tanta coisa que não está bem. A produção da Daedalic Entertainment está consciente disso.

Crítica e jogadores estão unânimes: o jogo está muito aquém do previsto. As palavras são tanto de desapontamento pela qualidade final, como de insurgência pelo pretenso “desrespeito” pelo material original. Sim, as obras de JRR Tolkien são quase sagradas para muita gente. O problema é que não são só os fãs da franquia que estão desapontados.

Em jeito de “pré-análise”, não achamos que o jogo seja assim tão mau para despoletar tanta ira. Não é, de facto, um jogo memorável, ao ponto de entrar para algum top, mas também não é o descalabro técnico que já lemos por aí. Em muito, depende sempre do nível de expectativa de fãs da saga O Senhor dos Anéis, especialmente habituados a grandes feitos com os seus aclamados filmes.

De facto, a Daedalic criou imensa expectativa (como não podia deixar de ser com uma licença tão importante), fazendo muita gente esperar algo arrebatador. Considerando o portfólio da Daedalic, porém, não tivemos essas mesmas expectativas. Talvez por isso acabámos por até considerar o jogo aceitável… até certo ponto. Como já dissemos, há muita coisa que não correu bem e, acreditem, a nossa análise será justa.

A Daedalic, porém, levou bem a peito as críticas mais severas. Num sentido comunicado (que podem ler em baixo), a produtora Alemã pede “sinceras desculpas pela experiência desapontante que muitos tiveram” com o jogo. Adiante, reconhecem e lamentam que “o jogo não atingiu as expectativas” que lançaram, repetindo o pedido de desculpas.

A produtora promete que está a “trabalhar diligentemente” em abordar os vários problemas técnicos, prometendo actualizações com correcções para que o jogo atinja o que chamam de “total potencial”, seja lá o que isso quer dizer. É que as falhas de origem técnica podem, de facto, ser corrigidas, mas alguns dos problemas do jogo são de conceito e, entretanto, a sua reputação não vai recuperar facilmente.

Se a recepção ao jogo não foi brilhante, a reacção a este pedido de desculpas também não podia ser. Infelizmente, algumas pessoas confundem genuíno arrependimento com falta de zelo ou de franqueza, o que faz imensa confusão, sim, mas era, de certa forma, espectável.

Uma coisa é certa: Estamos numa era de incrível ousadia de várias produções em lançar jogos falíveis e desapontamentos completos. Não são todos, felizmente, mas vários e alguns deles de grande gabarito e promoção. TLOTR: Gollum esteve em produção por anos, foi adiado várias vezes para “polimento” e surge agora num estado francamente lastimável. O que se passa, indústria?

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