Produção de Evolve chega ao fim

Evolve

Certamente estão recordados do caminho atribulado de Evolve. Foi uma grande promessa de combate assimétrico que acabou no esquecimento, entre alguns problemas técnicos e de lógica. A produtora Turtle Rock bem tentou salvar o projecto, mas acabou de anunciar o seu fim.

O jogo nunca teve o sucesso desejado. Depois de ter desaparecido temporariamente do Steam, Evolve ainda reapareceu, desta vez gratuito na vertente Free-to-Play. E não só foi relançado nesses termos, como a produção quis também rever toda a jogabilidade multi-jogador, ao nível de classes, mapas, interface, lógica de progressão e outros aspectos, além da resolução de bugs e erros persistentes.

Infelizmente, a Turtle Rock acabou mesmo por abandonar toda a produção que estava a decorrer. “Passámos cinco anos e meio fantásticos no planeta Shear com um bando de Planet Tamers e temíves Monstros”, dizem os fundadores Chris Ashton e Phil Robb num sentido comunicado no site oficial. “Estávamos sedentos de mais, mas infelizmente hoje é o último dia que a Turtle Rock Studios pode trabalhar em Evolve”, concluem.

Não são dadas muitas explicações para o fim do projecto, que até tinha novo conteúdo programado e novo nível de suporte previsto para a sua nova vida. O que é certo é que o ingresso desta nova fase F2P do jogo nas consolas PS4 e XBO fica, efectivamente, sem cancelado e toda a produção futura na actual plataforma PC fica também sem efeito.

Os motivos parecem estar relacionados com o facto da produtora não deter os direitos da propriedade intelectual do jogo, dando a capacidade de decisão para a editora 2K Games. A decisão da editora pode resultar na falta de retorno financeiro ou até por falta de interesse comercial. O mais provável é que o estúdio tenha outros projectos em mente e não possua tempo ou recursos para suportar este título gratuito.

O comunicado continua por explicar que todo o processo foi apreciado pela produtora e tece elogios e agradecimentos à comunidade e empresas como a THQ e 2K que investiram no projecto. E, no final, a produtora garante que este não é o seu fim e que irá continuar a trabalhar noutros projectos.

Chegaram a testar Evolve? Dedicaram-se na sua carreira online? Estavam a gostar do jogo agora que era gratuito? Ao que parece, os servidores continuarão a funcionar até que um dia a 2K puxe a tomada. Quando isso acontecer, terá sido uma curta carreira para um jogo incompreendido, mas que até deu ideia para outros títulos explorarem.

Comentários

Comentários