Produção de S.T.A.L.K.E.R. 2 muda-se para a República Checa

24

Conforme lembrarão, a produtora GSC Games World, sediada original em Kiev, Ucrânia, foi uma das afectadas pela invasão Russa. S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl pausou mas a produção vai continuar noutro lado.

Ao que parece, parte da equipa de produção vai mudar-se para a cidade de Praga na República Checa. Ainda não há nenhum comunicado oficial da produtora mas a ideia é que os produtores que se consigam deslocar para o outro país continuem a produção do jogo, actualmente interrompida pelas razões óbvias.

Segundo as mesmas fontes online, nem todos conseguirão sair do país para a segurança da República Checa. Actualmente, há uma proibição de cidadãos do sexo masculino de saírem da Ucrânia, mas a produtora estará a tentar arranjar vistos e autorizações para estes elementos. Por agora, o site oficial mantém-se inalterado, com a mesma mensagem de pedido de ajuda há vários dias.

Entretanto, repararam que o título do jogo teve uma ligeira alteração. Até agora, a mítica cidade de “Chernobyl” foi sempre escrita e falada no ocidente com a dicção Soviética/Russa. Assim, porque a produtora pretende reflectir o estado actual das coisas, a dicção passa a ser em Ucraniano “ocidentalizado” como “Chornobyl”. Uma letra, toda a diferença.