Produção de Multiversus afirma que opção “pay to win” foi um “bug”

wb-multiversus

Multiversus regressou no mês passado com imensa expectativa e os jogadores não perderem tempo a voltar à acção. Contudo, cedo repararam numa determinada opção de compra que era algo “pay to win”. A produção diz que foi um “bug”.

Claro que sim, Warner Bros. e Player First Games, claro que sim. Sempre que algo é sorrateiramente adicionado a um jogo e que gera polémica, pode muito bem ser um erro de conceito ou até uma má decisão comercial. Culpar o código do jogo, porém, é que é raro acontecer. Quando os jogadores notaram que poderiam comprar um pacotes de seis vidas adicionais com dinheiro real, os protestos começaram imediatamente. Aqui estava, claramente, um meio de ganhar vantagem perante os outros, comprando vidas para gastar em jogo.

Entre as opções, os jogadores constataram que se podia comprar apenas uma vida ou preencher as restantes em falta, pagando um montante na divisa de jogo Gleamium. Acontece que poderão comprar esta divisa de jogo, (1000 Gleamium equivale a cerca de 10€), o que deixa no ar a inevitável sensação que os menos pacientes (e mais endinheirados) teriam aqui uma inequívoca vantagem perante os demais jogadores… com o devido investimento.

Da mesma maneira sorrateira que a opção de compra apareceu, porém, também desaparece sem grande alarido, pelo menos do lado da produção. Numa mensagem sucinta no Twitter/X, a produção anunciou uma série de novidades e melhorias nas próximas actualizações do jogo. E, como resposta, uma pouco credível explicação que, na verdade, a compra de vidas adicionais era “um bug” que foi “abordado e que não era uma funcionalidade intencional para o jogo”

Desculpem, mas custa acreditar. Não parece realmente um “erro” ou um acidente. Parece mesmo intencional e a forma como o botão é integrado e como a compra é feita é bastante deliberado, uma vez que a mecânica funcionava mesmo e houve quem comprasse vidas. Se as mantiveram ou não, fica a dúvida mas, se de facto é um “bug”, é estranhamente elaborado. E a comunidade parece pensar o mesmo, uma vez que a explicação também não caiu bem depois da descoberta.

Multiversus é um brawler “free-to-play” com personagens dos universos Warner Bros. e está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Comentários

Comentários