Produção da PlayStation Vita pára no Japão

237

Depois de alguns rumores de que a produção da portátil da Sony estaria a abrandar, incluindo a produção de jogos compatíveis com a consola, eis a confirmação do fecho da produção da PlayStation Vita no seu país de origem.

É o fim de uma era que começou, na verdade, com a PlayStation Portable nas suas várias gerações. Apesar do sucesso destas pequenas PlayStation, nunca ultrapassaram a hegemonia das portáteis da Nintendo. As novidades e os avanços técnicos da PC Vita também não se mostraram suficientes para aliciar muita gente.

Ainda assim, desde a sua génese em 2011 no Japão (2012 por cá), estima-se que a pequena Vita tenha vendido algo na ordem nos 16 milhões de unidades em todo o mundo, bem abaixo dos 80 milhões da PSP e ainda mais dos impressionantes 155 milhões da família Nintendo DS.

Por isso, é normal que a Sony tenha colocado um ponto final nesta consola falível. Não houve nenhum anúncio oficial até agora, mas o site oficial Japonês da consola deixou de listar quaisquer modelos ainda em produção, terminando com os modelos Black (PCH-2000 ZA11) e Aqua Blue (PCH-2000 ZA23).

As consolas PlayStation Vita e os seus assessórios continuarão à venda até que a Sony anuncie também a sua descontinuidade. Tal como aconteceu nas demais consolas descontinuadas, porém, o suporte às mesmas deverá continuar por algum tempo. Recordamos que desde este mês o PlayStation Plus deixou de oferecer jogos PS Vita (assim como PS3), ditando talvez o seu fim antecipado.