Problemas na versão PC de Deus Ex: Mankind Divided

deusexmankind

Ainda ontem recebemos esta fantástica aventura, mas Deus Ex: Mankind Divided não teve um lançamento fácil no PC. Enquanto que nas consolas o jogo parece ter chegado sem grandes problemas técnicos, nos computadores enfrenta diversas questões que estão a inibir a sua jogabilidade.

Basta uma breve visita aos fóruns de suporte ou na própria página da loja na plataforma Steam para vermos imensas reclamações e pedidos de ajuda. As principais questões levantadas prendem-se sobretudo com baixa performance do jogo, optimização de modelos e texturas e os infames crashes.

Mas há também outras questões mais específicas, como problemas de eixos, de aceleração do ponteiro do rato, das recompensas do modo Breach e dos extras de jogo. Todos estes problemas e outros foram já identificados pela Eidos no seu fórum oficial, prometendo para breve uma resolução definitiva para todos.

Entretanto, há algumas correcções temporárias e sugestões. No que toca ao problema com o ponteiro do rato, a sugestão é usar um comando de jogo por agora, uma vez que não há qualquer configuração possível de resolver a questão.

Já em relação aos problemas de performance que causam baixas contagens de fotogramas por minuto (FPS), mesmo em placas gráficas com 4GB ou mais, parece ser mais complicado resolver. Uma vez que o jogo nem sequer usa o DirectX12, não há explicação para tanto peso gráfico. A Eidos recomenda as seguintes opções temporárias para melhorar um pouco a estabilidade:

  • Actualizem os drivers da placa gráfica
  • Desligar a opção MSAA
  • Desligar a opção “Contact Hardening Shadows”
  • Deixar ou desligar a opção “Volumetric Lighting”
  • Usar a resolução 1080p
  • Ligar a opção “Exclusive Fullscreen”

Em relação aos crashes, porém, a questão é mais complicada. Muitos jogadores reportam crashes no arranque ou durante o nível na estação de comboios em Praga. Aqui, a produção ainda não conseguiu descobrir o que despoleta os crashes, mas oferece potenciais ajudas que funcionaram com alguns jogadores:

  • Baixar a qualidade gráfica
  • Remover a selecção do conteúdo DLC nas propriedades do jogo na biblioteca de jogos
  • Correr o jogo no modo de janela do Windows
  • Desligar as legendas

Não é garantido que estas opções funcionem com todos os jogadores, mas é um passo nessa direcção até que a Eidos lance uma correcção definitiva.No

Este parece um problema recorrente nos jogos recentes. Tudo leva a crer que as versões PC de hoje em dia passaram a ser um port das versões de consola, quando há uns anos se verificava exactamente o contrário: os jogos eram produzidos no PC e portados para consola. Neste caso, porém, o port parece ter corrido mal ao nível de optimização, criando um jogo demasiado exigente e/ou instável.

Deus Ex: Mankind Divided foi lançado ontem para PlayStation 4, Xbox One e PC, tendo esta última plataforma visto um atraso inexplicável por quase todo o mundo, devido ao lançamento fixado no fuso horário Norte-Americano.

Comentários

Comentários