Polyphony Digital estuda hipótese de Gran Turismo 7 chegar ao PC

12

Agora que o PC parece ser uma grande aposta da Sony Interactive Entertainment, também Kazunori Yamauchi e a sua Polyphony Digital ponderam trazer Gran Turismo 7 à plataforma.

Contudo, como é lógico, tudo não passa disso mesmo, poderação. A SIE tem-se mostrado muito prudente a portar jogos exclusivos dos seus PlayStation Studios para o PC, não só porque deseja manter o interesse nas consolas, como não quererá tornar os jogos irrelevantes.

Convenhamos que o mercado está saturado de jogos de corridas de automóveis. Ao ponto da EA decidir até cancelar uma das suas melhores franquias. Por outro lado, por mais que Gran Turismo sempre tivesse uma audiência muito dedicada, recentemente vimos GT7 ser preterido numa importante competição de eSports. Há aqui algum risco.

Aquilo que Yamauchi disse é francamente prudente, sim, mas as razões são outras. À conversa com o site GT Planet, o produtor que o jogo está “muito aperfeiçoado” para as consolas PlayStation 5, correndo nativamente a 4K/60fps, o que seria algo complicado no PC com tantas configurações possíveis de hardware. Ainda assim, Yamauchi diz que “estão a analisar e a considerar” a hipótese de trazer o jogo para PC.

Apesar do extremo perfeccionismo de Yamauchi em quase tudo, fidelidade visual não é tudo. Até porque nem todos possuem monitores 4K no PC para atingir essas resoluções. Acima de tudo, neste tipo de jogos também é preciso boa performance e um nível credível de realismo na simulação. Algo que, claramente, não está em falta nesta franquia.

Na PS4/PS4Pro, o jogo já corre numa escala inferior de resolução mantendo óptima performance. Considerando que um PC mediado poderá equivaler ou ultrapassar o hardware das PS4 ou PS4 Pro, é uma tarefa muito plausível trazer uma versão optimizada acessível. Depois, até pode ser escalada em qualidade e performance consoante o hardware disponível. Isto, sem perder qualidade visual, talvez usando as tecnologias DLSS ou FSR.

Assim, a questão não é tanto “se” chegará ao PC, apenas “quando”. Considerando o ciclo de produção de cada GT, é bem possível que Gran Turismo 7 ainda demore a chegar ao PC. Mesmo assim, a SIE não deverá perder a oportunidade de embarcar no sucesso que os jogos PlayStation estão a ter nesta plataforma. Isto, apesar de não se prever que os “tubarões” do género dêem tréguas.