Polémica: Actualização remove referências ao criador de Minecraft

notchminecraft

Em 2014 a Microsoft comprou, tanto a produtora Mojang, como os direitos totais sobre o popular jogo Minecraft. Apesar do jogo ser um sucesso antes dessa compra, numa recente actualização de título, parece que houve algum interesse em apagar esse passado.

Na altura da venda dos direitos, o seu criador Makus Persson, mais conhecido por “Notch”, tornou-se muito mais famoso, não pelo jogo em si, mas porque se tornou num “milionário reformado” instantâneo e também nunca evitou opiniões menos consensuais sobre… bem, quase tudo. Persson tem vindo a tornar-se numa estranha figura pública nas redes sociais, longe da Indústria dos videojogos, com tiradas de “conspirações” e comentários homofóbicos. Talvez por isso, a Microsoft se queira destacar um pouco desta personagem.

Até agora, no arranque do jogo, haviam referência a Notch como criador do jogo em três splash screens (“made by Notch!”, por exemplo). A actualização 19w13a, porém, removeu-as. A confirmação que a actualização as havia removido, foi possível numa simples consulta ao ficheiro splashes.txt da versão PC.

Independentemente da postura repreensível de Notch, esta medida não deixou de receber a sua dose de polémica. Os fãs vieram a público pronunciar-se, uns recordando a origem do jogo como título independente e a recordar o valor do seu criador, outros a enaltecer a medida da produção. São apenas três frases que desaparecem no arranque, mas a intenção de ser “politicamente correcto” pode, de facto, retirar a legitimidade ao autor.

Ainda assim, o nome do seu criador ainda se mantém nos créditos. A Microsoft não parece ter dado grande importância às chamadas de atenção sobre esta questão. Contudo, parece que esta polémica ainda vai demorar. Notch, por seu lado, ainda não se pronunciou e todos aguardam uma reacção intempestiva, como lhe é habitual.

Comentários

Comentários