Em pleno 2016, Wolfenstein 3D é recriado para o GameBoy Color

wolfenstein3d-gamebycolor

Wolfenstein 3D foi lançado para toda as plataformas que podemos imaginar. Contudo, a consola portátil Game Boy foi uma das que ficou de fora por falta de poder de processamento. Isso não impediu Anders Granlund, de investigar e criar uma forma de levar o clássico FPS para uma versão mais recente desta simpática portátil da Nintendo.

Granlund é um programador e entusiasta Sueco. Para este efeito, criou o seu próprio cartucho de GameBoy de raiz com um co-processador adicional para ficar encarregue de correr este jogo. O resultado é impressionante. E, antes de falarmos mais sobre o seu projecto, convidamos a ver o vídeo do jogo em acção:

Entrando em termos mais técnicos e para vos dar uma ideia da dificuldade deste projecto, Granlund teve de desenhar e construir uma placa ARM para ficar responsável pelo grafismo. Estes jogos, embora não sejam nada de especial comparado com o que há hoje em dia, para o velhinho GameBoy eram demasiado avançados para serem processados.

Granlund, começou por programar a sua própria EEPROM, encomendou uma placa personalizada para ligar à sua consola e adicionou um processador NXP equipado com um ARM Cortex-M0 a correr a 48MHz. Para terem uma ideia, este chip é mais rápido que um processador 386 da Intel, que corria originalmente o Wolf3D. Depois de tudo a funcionar, encomendou outra placa já com tudo integrado e a funcionar. Toda esta lógica é, obviamente, alimentada pelas pilhas do GameBoy Color.

Não conseguimos imaginar o nível de conhecimento necessário para criar algo deste género de raiz, mas o resultado é impressionante. O Wolfenstein 3D funciona com uma fluidez incrível com uma resolução 160×144. Agora, quando é que fica disponível para comprarmos um?

Comentários

Comentários