PlayStation VR2 poderá necessitar de um corte no preço

Playstation-VR-2

A nossa passagem pelo PlayStation VR2 foi algo… ao lado. Conforme leram na nossa possível análise, o conceito é sólido mas, entre outras coisas, o preço intimida. E a Sony poderá de ter de fazer alguns ajustes.

Até à data, não sabemos como foram as vendas do PSVR2. Uma coisa é certa, se fosse um sucesso notório, a Sony Interactive Entertainment já tinha emitido um comunicado a dizê-lo. Seguramente, também não veríamos tantas unidades ainda à venda.

De facto, o preço deverá ser o maior entrave na venda destes dispositivos, literalmente mais caros que uma consola PlayStation 5, que também é necessária para jogar. Mas, há outros factores que poderão não ajudar nas vendas, inclusive o timing, a meio de um período de recessão económica.

Segundo o site Bloomberg, a empresa de estudos de mercado IDC afirma que o dispositivo deverá ter vendido apenas 270.000 unidades até ao final deste mês, um óbvio contraste com as previsões iniciais, que também já tinham sido revistas. Sim, é bem possível que os tais 1.5 milhões de unidades não sejam vendidos tão cedo, se calhar nem até ao final do ano. Isto, se nada mudar.

Segundo o vice-presidente da IDC, Francisco Jeronimo, “os dispositivos de RV não estão no topo das atenções da maioria dos consumidores nesta actual conjectura económica”. Jeronimo acredita que “um corte no preço do PSVR2 será necessário para evitar um desastre completo no produto”. 

Contudo, cortar o preço tão cedo no que é, verdadeiramente, um produto premium, é algo arriscado. A Sony pode dar a entender que o produto não possui a qualidade originalmente publicitada. Por outro lado, praticamente confirmaria estes boatos. Regra geral, a Sony acaba realmente por reduzir os preços do hardware mas apenas ao fim de algum tempo, anos até, nunca ao fim de poucas semanas ou meses.

Teremos de aguardar pelos relatórios financeiros da Sony para perceber ao certo o real impacto do PlayStation VR2 e se há, realmente, algum plano de redução de preços ou até algum “repensar” da estratégia. Até à data, o único concorrente do dispositivo nas consolas é o próprio primeiro PSVR, esse sim um sucesso de vendas… por causa do seu preço. No geral, porém, não achamos que consiga combater mais nada no mercado da Realidade Virtual nas demais plataformas.

Comentários

Comentários