PlayStation VR 2 chega ao PC neste Verão mas talvez não o queiram

PSVR2Header

Para muitos uma aposta tardia e algo dispendiosa, até agora confinado em uso apenas à PlayStation 5, o PlayStation VR2 vai estrear-se no PC. Contudo, a concorrência está à espera e talvez não seja uma boa compra nesta plataforma.

Com alguns colossos de vendas no mercado VR no PC, a grande vantagem do PSVR2 nesta plataforma poderá ser o preço. Por 499€ está abaixo do custo médio dos dispositivos para PC no mercado, colocando-se numa gama média-baixa de preços. A nível técnico, o dispositivo é relativamente avançado, podendo até atrair compradores no PC. Contudo, até agora não enfrentou qualquer concorrência, sendo esta uma prova de fogo.

Mas, é bom que se inteirem das opções comerciais da Sony para tornar o dispositivo compatível. Em primeiro lugar, não basta só comprar o PSVR2, precisarão de adquirir também um adaptador especial que vos custará mais uns 59,99€. Este dispositivo estará à venda no PlayStation Direct e em lojas seleccionadas, o que poderá significar que podem não encontrar em todas. Por outro lado, também precisarão de um cabo DisplayPort 1.4 que não estará incluído nem com o dispositivo, nem com o adaptador.

Contudo, a pior das questões é que no PC muitas das funcionalidades avançadas do PlayStation VR2 não estarão disponíveis. Algumas destas funcionalidades, distinguem o dispositivo, como o HDR, feedback háptico no headset e comandos (apenas terão vibração simples), seguimento de olhos (eye tracking) ou gatilhos adaptativos nos comandos não funcionarão no PC, banalizando um pouco o dispositivo, comparando-o com a concorrência para PC, inclusive na mesma gama de preços.

Uma outra limitação do headset no PC, que é até algo lógica mas que poderá desapontar alguns utilizadores é que o dispositivo apenas será compatível com a plataforma Steam VR, limitando bastante a potencial oferta de experiências e jogos ao que o Steam oferece. É bem possível que outras plataformas VR populares como o OpenXR venham a ser compatíveis mas isso não acontecerá, com certeza, tão cedo.

Ou seja, só o preço pode não cativar muita gente a comprar o dispositivo para PC, havendo no mercado outros headsets prontos a funcionar na caixa (sem necessidade de cabos ou adaptadores adicionais) e com as mesmas ou até melhores funcionalidades. Se mesmo assim quiserem apostar no PSVR 2 para PC, tomem nota dos requisitos técnicos:

  • SO: Windows 10/11 64-bit
  • CPU: Intel Core i5-7600 ou AMD Ryzen 3 3100
  • Memória: 8 GB RAM
  • GPU: Nvidia Geforce GTX 1050 ou superior (RTX recomendando) ou AMD Radeon RX5500XT (RX6500XT recomendado)
  • Ligação: DisplayPort 1.4 (DP ou MiniDP).
  • USB: Ligação directa apenas.
  • Bluetooth: 4.0 ou superior.

O PlayStation VR 2 está já disponível para venda em lojas seleccionadas. O lançamento para PC está marcado para 7 de Agosto deste ano, com a chegada do PlayStation VR2 PC Adapter.

Comentários

Comentários