PlayStation quer possibilitar streaming a partir de pontos específicos dos jogos

Playstation4logo

Até agora, se quiserem fazer stream de um jogo, terão de o jogar de forma convencional, ou seja, partem do seu início ou recuperam um savegame anterior. A PlayStation quer tornar possível “streamar” de pontos específicos nos jogos.

Antes que digam que isso soa a algo inútil, pensem bem na utilidade que terá começar o stream num nível mais espectacular, numa fase de jogo mais fantástica ou até no ápice da trama, dando-nos a possibilidade de jogar um momento exemplar na história ou aquela parte do jogo que “todos falam”. Será algo mais para quem não está interessado em jogar todo o jogo ou, então, para alguém que só quer mesmo reviver o momento e até ganhar interesse em jogar tudo desde o início. Tem, realmente, a sua lógica.

Segundo avança o site Exputer, a Sony PlayStation terá apresentado um pedido de patente para tecnologia que permita este tipo de stream localizado, sejam momentos em jogo, cenas intermédias, combates com bosses, entre outros momentos assinaláveis chamados de “trigger moments“. Isto, obviamente sem ter de jogar até lá ou até de lançar o jogo em si desde o menu. Este momentos poderão ser gerados pelos produtores ou pela própria PlayStation, sendo depois apresentado num menu retratado na patente, que mais parece uma selecção de capítulo num filme num BluRay Disc, podendo até tirar definição das janelas para evitar spoilers indesejados.

Esta poderá ser uma óptima alternativa aos meros trailers de jogo, com momentos-chave. Ao invés de assistirmos, podemos simplesmente jogar esses momentos de destaque, podendo depois desistir, continuar a jogar ou até arrancar desde o início. Seria uma nova forma de publicitar os jogos, sem obrigar os jogadores a passar por momentos mais aborrecidos de construção da história até ao momento icónico.

Para já, esta foi apenas uma apresentação de patente, que deverá estar ainda numa fase de conceito. Contudo, é bem possível que a Sony esteja a preparar uma implementação no futuro desta interessante nova tecnologia. Já sabem se um dia a virem, foi com esta patente que tudo começou.

Comentários

Comentários