PlayStation Home renasce com a ajuda dos fãs

Harbour_Studio_&_Avatar_PS_Home

Não leram mal. É verdade, o lendário espaço virtual, uma das primeiras grandes experiências sociais do universo PlayStation está de volta. O PlayStation Home não regressará oficialmente, porém. É um projecto de fãs.

Com pouco conteúdo no início, francamente falível em termos técnicos, o PlayStation Home foi uma autêntica meta-experiência virtual iniciada em 2008. Neste espaço, jogadores de todo o mundo ligavam as suas PlayStation 3 num mundo digital onde personificavam um avatar. O espaço foi sendo modificado e crescendo, dando aos fãs um apartamento, espaços de diversão e até uma loja virtual.

Com o passar do tempo, foi decrescendo em interesse e popularidade, com a Sony a finalmente puxar a tomada em Março de 2015. Para a memória, ficaram jogos, eventos e muita interacção entre jogadores, sendo até possível participar em aventuras e passatempos em conjunto. Não é que deixe grandes memórias, mas ainda hoje recordamos o PlayStation Home, especialmente nestes tempos em que, se calhar, faria mais sentido existir.

Pois bem, um grupo de fãs dedicados decidiu recuperar este espaço virtual, com um projecto a que chamam de Destination Home em parceria com um grupo bastante activo de recuperação de clássicos, a PSONE. Estes são grupos de preservacionistas que pretendem reactivar jogos de modo a criar uma versão jogável, neste caso focando-se na PlayStation Home. Para já, conseguiram reavivar o código original, conseguindo jogar uma versão offline mediante emuladores e consolas modificadas.

No vídeo acima, é possível recordar espaços icónicos como o salão de bowling ou o mítico The Hub. Mais locais e itens estarão em vias de serem disponibilizados no que é um processo longo de recuperação. Obviamente, nem tudo será recuperável. O que sejam itens exclusivos ou que compraram na altura, não deverão reaparecer.

E ainda teremos de contar com a reacção da própria Sony Interactive Entertainment. Como já deu para perceber, este é um projecto não oficial de recuperação. A usar os serviços online, provavelmente teriam de associar a vossa conta da PlayStation Network, algo que a SIE poderá não facilitar.

De notar, porém que o grupo PSONE tem vindo a recuperar os modos online de jogos antigos da PS3, como Twisted Metal, Killzone 2 e MotorStorm, entre outros, com Resistance: Fall of Man a seguir-se. Como o grupo reitera que a recuperação é feita para fins educacionais e sem fins lucrativos, pode ser que a SIE não parta para a acção. Esperamos nós que não o faça, porque é assim que se preservam memórias.

Comentários

Comentários