PlayStation 5 foi desbloqueada via “Jailbreak”

PS5_DIGITALEDITION_RENDER_WITHNOTICE_03

Por mais que os fabricantes de produtos electrónicos queiram proteger o seu firmware, há também quem o queira desbloquear para toda a sorte de finalidades. A PlayStation 5 resistiu mas já foi “jailbroken”.

“Jailbreaking” é o acto de “libertar” o hardware das suas protecções de segurança via “cracking” do código base. Estas protecções, não só garantem que o dispositivo fica protegido de actos maliciosos que o adulterem, como inibe o uso de outro software ilegítimo. A título de exemplo, uma consola “jailbroken”, em teoria, poderá até correr jogos pirateados ou até outros sistemas operativos. Mas, parece que isso ainda não é possível na PS5.

Um utilizador de nome “Specter” garante que o “jailbreak” parcial foi atingido, usando software contido numa pendrive e exigindo que a consola tenha a versão de firmware 4.03 ou inferior instalada. O que é provavelmente complicado de obter, uma vez que essa versão foi actualizada em Outubro do ano passado. Quem conseguir fazer o “jailbreak” obtém acesso ao menu “debug” da consola.

Uma das opções que esse menu especial dá acesso é a possibilidade de descarregar jogos bloqueados da PS4, como o infame P.T. de Hideo Kojima. Um tal de Lance McDonald mostra como isto acontece nesta sua publicação do Twitter (notem que pode não ficar no ar por muito tempo):

Ao que parece, há uma segunda camada de protecção que não foi ainda quebrada pelo “crack”, daí a afirmação de “Specter” que se trata apenas de um “jailbreak” parcial. Contudo, quem efectuou esta acção afirma que ainda há muito para explorar a nível de potencialidades mesmo com apenas uma das camadas quebradas.

Obviamente, a Sony estará muito atenta a este desenlace e deverá já estar a preparar uma medida para mitigar esta situação. Obviamente também, o WASD não sugere que tentem esta acção, muito menos colocamos links com explicações de procedimentos. Qualquer acção deste calibre pode resultar na perda de garantia da consola ou até num banimento de acesso à rede PSN. Pensem nisso antes qualquer acto irreflectido.

Comentários

Comentários