PlayStation 5 aposta forte no streaming

32

A próxima consola PlayStation 5 terá uma forte componente de streaming, tanto a fazer transmissões de jogos da consola para o mundo, como em aplicações de entretenimento com streaming de música e vídeo.

Já na actual PS4 havia integração de plataformas como o Youtube ou Twitch para transmissão dos jogos em directo, sem esquecer a própria plataforma Live From PlayStation. A Sony confirmou que a PS5 terá suporte para diversos serviços de entretenimento, além destes dois que continuarão integrados na nova consola.

Para “streaming” de entretenimento, terão acesso logo no primeiro dia ao Netflix, Disney +, Spotify e Apple TV. A disponibilidade destes serviços depende, obviamente, da sua presença no vosso território e, claro, se já os subscrevem (pago à parte). A Sony tenciona adicionar mais plataformas, como o Amazon Prime, Hulu, Peacock, MyCanal entre outros, sem que seja mencionada nenhuma data em concreto.

De notar que todos estes serviços, incluindo os de streaming de jogos, não precisarão de uma aplicação em separado. Todos estarão disponíveis no menu “Media” da consola. Ou seja, não são apenas serviços opcionais que podem descarregar da PS Store, fazem mesmo parte do sistema operativo.

Porque assim a consola passa a ser um literal sistema de entretenimento, nada como assumir isso mesmo com um novo comando à distância (ou controlo remoto). A condizer com a decoração branca da consola, o novo comando até já inclui botões próprios para os principais serviços. Isto não é uma novidade, uma vez que alguns comandos de televisores modernos já possuem este tipo de botões de atalho.

Devem ter em conta que todos estes serviços necessitam de uma boa ligação à internet. Também não foram reveladas resoluções máximas de streaming, tanto a transmitir como a assistir. Certamente tirarão proveito das capacidades da consola.

A edição digital da PlayStation 5 custará 399€ e a edição com formato físico custará 499€. Ambas serão lançadas no dia 12 de Novembro em algumas regiões mas por cá apenas veremos as novas consolas no dia 19 de Novembro.