PlayStation 4 já emula alguns jogos da PlayStation 2

SONY DSC

Embora não seja exactamente a retro-compatibilidade que temos na Xbox One, a PlayStation 4 está lentamente a recuperar jogos clássicos para PSOne e PS2. Entre as muitas remasterizações, relançamentos e adaptações, porém, já há jogos originais da PS2 a correr na mais recente consola. É o caso de um conjunto de jogos clássicos que recentemente chegaram em bundle de oferta para um outro jogo recém-lançado.

Quem descobriu que a emulação está já a acontecer foi o pessoal da Digital Foundry, quando analisaram o bundle de jogos clássicos de Star Wars em oferta com a edição especial do jogo Star Wars Battlefront. No vídeo abaixo, podem ver os argumentos desta equipa ao indicar que não só o logótipo da PlayStation 2 aparece no arranque do jogo, como os botões SELECT e START estão emulados no touch pad do DualShock 4. Se não chegam essas evidências, a emulação de um cartão de memória virtual no disco da PS4 deve comprovar a teoria. Tudo isto já tínhamos na emulação digital da PS3, por isso a associação é inevitável.

Assim, nos jogos de oferta Star Wars: Racer Revenge, Jedi Starfighter e Star Wars Bounty Hunter (além de Super Star Wars, um port da Super Nintendo), parece que os originais da PS2 já correm num emulador nativo da PS4. Se recordarmos que a emulação de jogos PSOne e PS2 foi prometida no início de 2014 e depois nunca mais ouvimos falar nisso, parece que o timing da retro-compatibilidade da Xbox One apressou o processo. Ainda não é possível colocarmos os discos da PS2 na PS4 mas parece que isso pode acontecer em breve. Ou então, termos versões digitais dos jogos que temos em caixa, o que parece bem mais possível.

Comentários

Comentários