A PlayStation 4.5 parece bem mais real

1336

Agora já é chamada no meio de “PlayStation 4K”, mas o conceito mantém-se: A Sony pode estar a preparar uma evolução da PlayStation 4 com maior capacidade de processamento gráfico. Novas teorias parecem confirmar a produção de uma nova consola.

Devem recordar o  rumor que surgiu no site Kotaku. Alegadamente, haverá uma “PlayStation 4.5” em produção que irá suportar a resolução 4K e mais dedicada a correr o novo PlayStation VR com um novo processador gráfico (GPU) mais potente. Desta vez foi um outro site a “confirmar” a produção de uma nova consola Sony.

A Digital Foundry “confirma” a teoria e até justifica a produção da consola com três cenários: uma sucessora, uma actualização ao actual modelo ou um ajuste no hardware. Para tal, indica “mais que uma fonte” a confirmar até que o novo modelo já estará a ser usado com protótipos, chamado-o de “PlayStation 4K”. Alegadamente a nova consola terá um novo GPU, numa versão melhorada do APU da AMD que já equipa o actual modelo, obedecendo também a novas normas da indústria.

A Digital Foundry apoia as suas teorias com base na extrapolação de outros dados recentemente apresentados pela AMD com relação ao seus novos GPUs Radeon com nome de código “Polaris 10” e “Polaris 11”. Além disso, acrescenta algumas ideias da sua autoria, como a PS4K ser efectivamente uma nova PS4 Slim com mais “sumo” ou uma simples actualização de hardware.

Mesmo com as “certezas” da DF, porém, ainda não passa de um rumor. E continuamos cépticos ao lançamento de uma nova consola mais potente que possa colocar a actual PS4 num estatuto de obsoleta. Resta esperar para ver o que a Sony reserva nos próximos dias em jeito de resposta a estas alegações.