Piratas estão a espalhar malware através de routers caseiros

1253931_1160-100056828-orig

Como se não bastasse um vírus real perigoso, também temos de lidar com a virulência de hackers com tempo a mais. O alerta vem da BitDefender: há malware a espalhar-se pelos routers caseiros, mascarados de informações sobre o COVID-19.

Por causa da busca elevada por informação sobre o novo coronavírus, os piratas usam esquemas de phising em sites falsos com informação sobre a pandemia. Uma vez com acesso ao dispositivo, os piratas iniciam os ataques aos routers caseiros tentando obter as passwords dos mesmos.

Depois, com esse acesso, os hackers tomam conta do router redireccionando todo o tráfego de alguns sites legítimos via DNS para outros falsos que controlam. Assim, o ciclo inicia-se qual vírus fora de controlo e corre-se o risco de infectar sistemas com downloads de aplicações falsas, ter informação pessoal roubada e até computadores ou outros dispositivos sequestrados por piratas a troco de dinheiro.

A medida recomendada para prevenir esta (outra) ameaça viral, é alterar a password de acesso ao router e de algum serviço cloud associado. Também é recomendado que não se autorize o acesso ao painel de controlo do router por via externa, apenas por ligação directa (localhost), embora alguns routers não façam esta distinção de acesso.

A BitDefender menciona que os routers afectados são maioritariamente da marca popular Linksys mas também há casos de outras marcas como a D-Link com relatos. Mais vale prevenir, como sempre. Mudem a password de acesso do router se ainda estiver com a password de fábrica. Também devem negar instalar aplicações sobre o tema, inclusive em dispositivos móveis. Não aceitem nem links de sites, nem downloads sobre o COVID-19 nestes dias.

Para todas as informações pertinentes sobre o COVID-19, devem consultar em Portugal o site oficial da Direcção Geral de Saúde em www.dgs.pt ou internacionalmente o da Organização Mundial de Saúde em www.who.int.

Comentários

Comentários