Piratas começam a revelar dados roubados da CD Projekt RED

cd-projekt-red

Conforme anunciámos, a CD Projekt RED foi (outra vez) alvo de um ataque informático que resultou no roubo de informação confidencial. Entre os dados, está conteúdo relacionado com os seus jogos, uma parte foi já tornada pública pelos piratas.

Além de informação interna, tanto financeira como relacionada com recursos humanos, também foram comprometidas informações internas relacionadas com os jogos Cyberpunk 2077, The Witcher, Thronebreaker e Gwent. Este último foi o primeiro alvo dos piratas, uma vez que, ao que parece, a produtora e editora Polaca não cedeu à chantagem.

Mesmo que quiséssemos revelar o que os piratas mostraram (não queremos), as informações estão a ser apagadas tão depressa como surgem online. Contudo, de acordo com vários sites, inclusive o site Cybernews, os piratas já revelaram o código fonte de Gwent num fórum dedicado à pirataria. A fuga deliberada tinha o título de “CDProjekt Leak #1”, perspectivando mais fugas nas próximas horas.

Esta é uma táctica comum segundo os especialistas em ransomware. Os piratas revelam apenas uma parte dos itens roubados, geralmente uma porção de algo menos relevante, tentando coagir a vítima a pagar o resgate do resto. Segundo o site supracitado, há mais revelações planeadas para os próximos dias, relacionadas com Thronebreaker, Cyberpunk 2077 e The Witcher III, inclusive uma versão inédita deste jogo chamada de “The Witcher III RTX”, dando a entender uma futura versão do jogo optimizada para a tecnologia Nvidia RTX.

O que é ainda mais curioso e pressupõe uma outra infracção é que uma parte da informação roubada está a ser alvo de um leilão online, o que pode significar que há alguém interessado em comprar estes dados, sabe-se lá para que fim. Desde usar o código-fonte dos jogos para roubar técnicas e métodos de criação a usar os dados dos funcionários para novas formas de extorsão, tudo é possível.

A alegada recusa da CD Projekt de ceder à chantagem, aliada à revelação inusitada da nota de resgate dos piratas, terá criado demasiada atenção perante o problema. Uma situação que, possivelmente, até poderia ser orquestrada como manobra de distracção. Mas, não vamos pressionar essa teoria de conspiração.

Comentários

Comentários