Phil Spencer fala de Xbox Play Anywhere para terceiros

xbox-play-anywhere

O programa que permite partilhar o mesmo jogo entre uma Xbox One e um PC com Windows 10, o Xbox Play Anywhere é, até agora, exclusivo para títulos de produção interna. Mas essa realidade pode alterar-se muito em breve, segundo o patrão da Xbox, Phil Spencer.

Com o programa Xbox Play Anywere um jogo da marca Xbox pode ser jogado tanto na Xbox One como num PC com Windows 10, partilhando progresso, achievements, compras e muitas outras variáveis entre as duas versões, como se fosse um só jogo. Além disso, permite jogar entre os dois sistemas sem qualquer adaptação, uma vez que se usa a mesma plataforma Xbox Live.

Até agora, o serviço tem vindo a ser disponibilizado apenas em jogos de produção interna, com ReCore, Forza Horizon 3 ou Gears of War 4 a liderarem a lista. Contudo, numa entrevista ao site PC Authority, onde fala também do programa de apoio aos Indies ID@Xbox e da Xbox Scorpio, Phil Spencer diz acreditar que empresas produtoras e distribuidoras como a Activision, Electronic Arts ou Ubisoft poderão um dia adoptar a funcionalidade.

“Há sempre um receio que possam estar a oferecer dois jogos pelo preço de um”, diz Spencer a dada altura, “eu diria que existem poucas pessoas que realmente compram um jogo duas vezes, uma vez no PC, outra na consola”. O patrão da Xbox fala ainda de “envolvimento nos jogos” e que uma maior envolvência não é nunca negativa, dados modelos de negócio em volta desses títulos.

No fundo, Phil diz que dar uma escolha ao jogador de jogar o mesmo jogo em dois lados nunca é demais. A verdade, porém, é que desenvolver um título para consolas não é o mesmo que o fazer para PC e vice-versa, dada a disparidade nas capacidades do hardware. Ainda nestes dias temos vindo a receber inúmeros melhoramentos com actualizações visuais da Nvidia e da própria produção no PC que colocam Gears of War 4 a anos luz da versão Xbox One.

Contudo, Phil Spencer acredita que “a adopção [do programa] por parte de grandes editoras irá acontecer em breve”. Talvez as corporações estejam a avaliar a viabilidade do projecto. Infelizmente, não há dados concretos se o Xbox Play Anywere se tem traduzido em mais ou menos receitas para a Xbox. Contudo, é de especular que diversas pessoas já tenham adquirido os jogos com esta funcionalidade em mente, sobretudo se não possuem Xbox One e desejam jogar os jogos fantásticos que já foram lançados.

Para os jogadores, é obviamente atractivo que possam ter acesso a jogos de PC na Xbox One ou vice-versa sem ter de comprar um novo jogo. Para a Microsoft, esta é mais uma tentativa de promoção do seu Windows 10 e das suas capacidades técnicas com o DirectX 12. Vejamos se as palavras de Spencer serão proféticas ou, como numa boa quantidade de vezes aconteceu, meramente teóricas. Afinal, ainda hoje aguardamos suporte de teclado e rato na Xbox One…

Comentários

Comentários